O Benfica conquistou a Taça de Portugal feminina de voleibol, ao derrotar o PV2014/Colégio Efanor, por 3–2, na final disputada entre sábado e hoje, tendo quebrado um ‘jejum’ de 50 anos.
O conjunto ‘encarnado’ aproveitou a sua primeira final em 34 anos para vencer a prova rainha, com dois sets iniciais em que dominou em todos os capítulos e com a recuperação dessa supremacia após a troca de lado no quinto set, a encerrar uma fase de vincado domínio da equipa do concelho de Matosinhos, como atestam os parciais de 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12.
O Benfica conquistou assim a terceira Taça de Portugal perante um Centro Cultural de Viana do Castelo lotado e frente a um adversário que também perseguia a terceira vitória na prova, após os êxitos de 2015 e de 2018.
Mais completa nas ações durante o primeiro set, a formação ‘encarnada’ criou problemas à receção adversária, variou os ataques entre as várias jogadoras, com os oito pontos da capitã Fernanda Silva a sobressaírem, e contou com o bloco para travar os contra-ataques de um Colégio Efanor que dependeu muito de Bruninha para concluir os ataques.
A receção da equipa ‘rosa’ melhorou no início do segundo set, com repercussões no ‘side out’, mais veloz, a canalizar mais ataques para os remates certeiros de Eugenia Nosach, mas o Benfica aproveitou uma série de erros adversários no ataque, na defesa e no bloco para virar o resultado, com cinco pontos seguidos até ao 10-6, e repor a toada do set inaugural.
Com um bloco praticamente intransponível a abrir, o PV2014/Colégio Efanor projetou-se para um terceiro set que controlou quase sempre, com serviços ‘cirúrgicos’ para adversárias com dificuldades na receção, e venceu-o, apesar dos pontos consecutivos nos serviços das ‘encarnadas’ Avery Heppell, melhor marcadora da sua equipa, com 21 pontos, e Alice Clemente.
A reação foi ainda mais vincada no quarto set, dominado pelas nortenhas do princípio ao fim, no serviço, nas múltiplas defesas que faziam a bola levitar por mais tempo, no bloco e nos ataques que resultavam do ‘side out’, com Bruninha, melhor marcadora, com 25 pontos, a sobressair.
O conjunto treinado por Rui Moreira reequilibrou o duelo no último parcial, mas só depois de estar a perder por 9-6, altura em que retomou a velocidade e a potência atacantes exibidas no início da final, decisivas para uma ponta final ‘imparável’ das ‘águias’, sem resposta do PV2014/Colégio Efanor.
Jogo realizado no Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo.
Benfica – PV2014/Colégio Efanor, 3-2.
Parciais: 25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12.
Sob arbitragem de Luís Meireles e José Caramez, as equipas alinharam com:
– Benfica: Bruna Vrankovic, Fernanda Silva, Mariana Garcêz, Alice Clemente, Avery Heppell, Angélica Malinverno e Tatiana Rizzo (líbero). Jogaram ainda: Beatriz Paiva, Marisa Pardal, Shannon Shields e Matilde Ferreira.
Treinador: Rui Moreira.
– PV2014/Colégio Efanor: Viviane Isidoro, Eugénia Nosach, Inês Pereira, Bruninha, Sarah Evaristo, Ana Couto e Matilde Cakado (líbero). Jogaram ainda: Beatriz Cerveira, Mariana Maia, Ana Vale e Evelyn Delogú.
Treinador: Mário Martins.