Benfica cai na ‘Champions’ contra Barcelona com ‘bis’ de Raphinha

Ex-Vitória SC
Benfica cai na 'champions' contra barcelona com 'bis' de raphinha
Foto: UCL / X

O Benfica foi hoje eliminado da Liga dos Campeões de futebol, ao perder na visita aos espanhóis do FC Barcelona (3-1), na segunda mão dos oitavos de final, mostrando impotência perante a inspiração catalã.

Em Montjuïc, os anfitriões dilataram a vantagem obtida há uma semana em Lisboa (1-0) com golos do brasileiro Raphinha (11 e 42 minutos) – que se destacou na liderança dos melhores marcadores da prova, com 11 remates certeiros – e de Lamine Yamal (27).

Pelo meio, ao minuto 13, o capitão argentino Nicolás Otamendi tornou-se o mais velho a marcar pelas ‘águias’ nas competições europeias, com 37 anos e 27 dias, num momento incapaz de abalar uma exibição afirmativa e emocionalmente imperturbável do primeiro colocado da Liga espanhola, face à recente morte de Carles Miñarro, médico ‘blaugrana’.

O Benfica, bicampeão europeu em 1960/61 e 1961/62 e único clube português em prova, foi afastado nos ‘oitavos’ pela segunda vez em sete presenças e encerrou a participação nas provas da UEFA desta temporada, que lhe valerá um ‘encaixe’ de 71,8 milhões de euros (ME).

Já o FC Barcelona, detentor de cinco cetros, repete a presença de 2023/24 nos ‘quartos’, tendo pela frente o vencedor da eliminatória entre os franceses do Lille e o vice-campeão europeu Borussia Dortmund, que empataram a uma bola na primeira mão, na Alemanha.

Em relação à partida na Luz, os ‘encarnados’ lançaram o lateral-esquerdo Samuel Dahl e o médio Florentino para os lugares do castigado Álvaro Carreras e de Leandro Barreiro, enquanto Ronald Araújo substituiu Pau Cubarsí, suspenso, no eixo defensivo ‘blaugrana’.

O encontro foi precedido de um minuto de silêncio pela morte de Carles Miñarro e iniciou-se com maior objetividade do FC Barcelona, que começou a importunar Anatoliy Trubin por Yamal (seis minutos) e Robert Lewandowski (10), inaugurando o marcador logo a seguir.

Ao progredir sob a direita, Yamal tirou Florentino e Otamendi da frente na mesma finta e levantou para o segundo poste, onde Raphinha, solto de marcação, voltou a ‘faturar’ ao Benfica, tal como fez na sétima e penúltima ronda da fase de liga e na semana passada.

A equipa de Bruno Lage não demorou a ripostar, com Andreas Schjelderup a cobrar um canto na esquerda e Otamendi a igualar de cabeça, após toque ligeiro em Lewandowski.

A eliminatória voltava à diferença mínima, mas o Benfica jamais soube estabilizar-se com bola e continuou à mercê da fluidez atacante dos catalães, que viram Dani Olmo errar na resposta ao centro de Alejandro Balde (minuto 20) e Yamal a rasar a baliza lisboeta (24).

O extremo direito brilharia a caminho da meia hora, quando, na sequência de um livre de Raphinha, escapou à pressão de Tomás Araújo e bateu Trubin com uma finalização em arco de pé esquerdo, quebrando mais de um mês sem qualquer tento com o recorde de precocidade a marcar e a assistir num jogo da Liga dos Campeões – 17 anos e 241 dias.

O golpe de génio de Yamal agudizou o desnorte do Benfica, que se mostrava errático no passe e distante da intensidade sem bola do FC Barcelona, abrindo caminho para novas incursões de Raphinha (40 minutos), por cima, e de Lewandowski, detida por Trubin (41).

O antigo avançado de Vitória SC e Sporting acabaria por ‘bisar’ a três minutos do intervalo, ao dar continuidade à ‘arrancada’ pelo corredor central de Balde com um pontapé cruzado sob a esquerda, num lance validado com recurso ao videoárbitro (VAR).

Apesar de as ‘águias’ necessitarem de quatro golos para inverter a eliminatória, o figurino não se alterou no reatamento e a equipa do alemão Hans-Dieter Flick ameaçou o 4-1 por Araújo (49 minutos) e Frenkie De Jong (65), finalizando para fora uma jogada rendilhada.

A réplica do Benfica foi sempre tímida e, já depois de um tento anulado a Fredrik Aursnes por fora de jogo de Vangelis Pavlidis, só rendeu um remate do grego à figura de Wojciech Szczesny (66 minutos) e um desvio do suplente Zeki Amdouni contra Jules Koundé (86).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo caiu. Oposição 'chumbou' moção de confiança

Governo caiu. Oposição 'chumbou' moção de confiança

Próximo Artigo
Queda do governo 'trava' ppp no hospital de braga

Queda do Governo 'trava' PPP no Hospital de Braga

Artigos Relacionados