Bem-vindos/Bienvenidos a Braga, Capital Ibero-americana da Juventude

Capital Ibero-americana Braga 2016 quer “marcar futuro” da política de juventude

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, o programa, que tem por lema “Colorir o Futuro”, assenta em quatro eixos: diálogo intercultural, Juventude com Voz, Economia do Futuro e um quarto pilar “mais ligado ao imaterial”.

Para Max Trejo, o presidente do Organismo Ibero-americano da Juventude, entidade que gere esta iniciativa que tem em 2016 a terceira edição, Braga 2016 será um “ponto de encontro” e um “espaço de diálogo” para a juventude dos 21 países envolvidos.

“Braga Capital Ibero-americana da Juventude não quer terminar em 2016, quer dar um contributo decisivo para aquilo que serão as políticas neste domínio [da juventude] a nível mundial”, apontou Ricardo Rio.

Um dos objetivos do evento, explicou o autarca, é “trazer o espaço Ibero-americano a Braga e levar Braga ao espaço Ibero-americano”.

Sobre o programa que irá decorrer durante o ano, Ricardo Rio, depois de apontar os “eixos” no qual ele assenta, salientou algumas das iniciativas.

“Em cada um dos eixos haverá um momento mais distinto, como um concurso de curtas-metragens que serão depois reunidas em DVD, um documentário, várias visões através de filmes curtos de perspetivas, vivências dos jovens no contexto ibero-americano”, salientou.

Os concursos serão uma constante ao longo do ano, uma forma “envolver o máximo de cidadãos possível”, referiu o autarca, que salientou outro desafio (“You Start me App”) no qual será pedida a criação e desenvolvimento de uma aplicação móvel.

Ricardo Rio destacou ainda a cimeira “Novo futuro” e encontros de autarcas locais que, explanou, “visam dar um contributo para que na cimeira da Colômbia um documento preparado em Braga possa marcar o futuro em matéria de mobilidade, empregabilidade e participação cidadã para os jovens”.

Para Max Trejo, Braga 2016 será uma “nova etapa” na história das Capitais Ibero-americanas da Juventude.

“Vai ser um ano de ponto de encontro entre 21 países, de agendas públicas e sociedade civil. Um espaço de convergência, de diálogo e construção para todos os atores da juventude”, disse.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x