Arquivo

Bem-estar e sustentabilidade no Politécnico de Viana reconhecidos internacionalmente

Certificação platina
Bem-estar e sustentabilidade no politécnico de viana reconhecidos internacionalmente
Foto: DR / Arquivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) obteve a certificação platina da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) Healthy Campus Programme, vendo assim reconhecido o desempenho da instituição em matérias de bem-estar e de sustentabilidade dos campi, foi hoje anunciado. O Politécnico de Viana do Castelo está entre as seis instituições de ensino superior nacionais certificadas.

O Politécnico de Viana do Castelo aderiu a este programa de certificação mundial em dezembro de 2020 e desde então conseguiu a certificação, conquistando, entretanto, as certificações de bronze, prata e ouro. Projeto Campus Saudável alcançou agora o nível máximo de certificação. Em Portugal apenas 10 instituições do ensino superior estão inscritas na FISU e apenas seis estão com certificação ativa: uma com certificação base (Instituto Politécnico de Beja); uma com Prata (Universidade de Aveiro) e quatro com Platina (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade do Minho e o ISMAI).

O Plano Estratégico IPVC2024, com um caráter inovador, assente numa política de responsabilidade social e com um eixo específico para um “Campus Sustentável e Inclusivo IPVC”, contribuiu para esta certificação. Mas a Implementação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal; bem como o reforço das Atividades do Gabinete de Saúde e Bem-Estar e do Centro Desportivo, com enfase na promoção de estilos de vida saudáveis da Comunidade IPVC, também merecem destaque neste reconhecimento. O mesmo acontece com o Desenvolvimento da Escola Inclusiva IPVC com três vertentes de intervenção social com a comunidade: Programas Capacitação em Voluntariado; Aprendizagem em Serviço (Projetos curriculares com parceiros sociais locais) e Programa INPEC+ (promoção e comunidades salutogénicas, com Grupos Semente em cada Escola do IPVC).

O programa Campus Saudável da FISU é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em todos os aspetos. A plataforma FISU Healthy Campus oferece às instituições de ensino superior em todo o mundo diretrizes sistemáticas e ferramentas para garantir o bem-estar e o estilo de vida saudável de seus alunos. Instituições de ensino superior e stakeholders beneficiam, desta forma, de uma rede internacional de conhecimento compartilhado e melhores práticas.

Instituições avaliadas em vários domínios

Desde a fundação da FISU, em 1949, a Federação tem sido um dos principais impulsionadores para expandir o papel e o alcance dos desportos universitários em todo o mundo. Mais conhecido por seus eventos esportivos e educacionais, o programa Campus Saudável ajuda a expandir a responsabilidade social da FISU para alcançar um número maior de estudantes, escolas e funcionários universitários.

Com base em 100 critérios desenvolvidos pelos principais especialistas globais, as instituições de ensino superior são avaliadas em vários domínios: Atividade Física e Desporto; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental & Social; Comportamento de Risco; Meio Ambiente, Sustentabilidade & Responsabilidade Social; e Gestão do Campus Saudável. O Campus Saudável da FISU premeia as instituições de ensino superior que incentivam um modo de vida saudável.

O programa é construído sobre uma plataforma digital, permitindo às instituições de ensino superior rastrear e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários. Esta plataforma digital conta com 30 especialistas mundiais em saúde estudantil, permitindo que o programa tenha uma rede global sem precedentes para as instituições de ensino superior compartilharem conhecimento e melhores práticas.

Para atender às necessidades de alunos e funcionários, o programa estabeleceu uma abordagem transversal que inclui não só a atividade física, mas também a gestão saudável do campus, a saúde mental e social, a nutrição, a prevenção de doenças, o comportamento de risco, o meio ambiente, a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Com o programa Campus Saudável, as instituições de ensino superior incorporam recursos concretos de saúde e bem-estar em todos os aspetos da vida e cultura do campus. O programa mantém firme a crença de que as instituições de ensino superior devem ter um ambiente propício, incentivando alunos e funcionários a praticar um estilo de vida saudável e sustentável onde o acesso e a oportunidade nas áreas de atividade física, saúde e nutrição são uma parte diária da vida do campus.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"vergonhosos crimes de guerra russos não ficarão impunes"

"Vergonhosos crimes de guerra russos não ficarão impunes"

Próximo Artigo
Chafariz da "sala de visitas" de viana vai ser "totalmente desmontado" para restauro

Chafariz da "sala de visitas" de Viana vai ser "totalmente desmontado" para restauro

Artigos Relacionados