Seguir o O MINHO

Braga

Bebé de oito meses picado por vespa asiática em Vila Verde

Em Cervães

em

Ninho de vespa asiática. Foto: O MINHO

Uma criança de oito meses de idade foi picada no passado domingo por uma vespa velutina, vulgo asiática, na freguesia de Cervães, Vila Verde.

O incidente ocorreu por volta das 13:30, e de acordo com o pai, Pedro Gonçalves, a vespa é proveniente de um ninho situado na rua Mangoeiros Louredo e o mesmo já havia sido denunciado às autoridades.

Pedro Gonçalves disse a O MINHO que a criança não era alérgica e acabou “por correr bem”, tendo sido mobilizada uma ambulância para o local, recebendo o bebé assistência pré-hospitalar.

O pai, residente em Cervães, deixou ainda algumas críticas à assistência, a qual disse ter “demorado 40 minutos a chegar”. Deixa ainda críticas às “autoridades” por não terem removido o ninho depois de estas terem sido alertadas para tal. A remoção deste tipo de vespeiros está a cargo da Câmara naquele concelho.

O bebé foi transportado para o Hospital de Braga pela Cruz Vermelha de Amares, tendo lhe sido administrada corticoide e anti-histamínico, disse Pedro Gonçalves a O MINHO.

PSP e apicultor, José Carlos é o terror das vespas asiáticas

O concelho de Vila Verde está entre os que mais avistamentos existem na plataforma SOSVESPA, tendo já existido três óbitos face à picada do inseto invasor que chegou a Portugal em 2011, alegadamente via carga marítima no porto de Viana do Castelo.

Anúncio

Braga

Governo garante “apoio político” para que hospital de Braga seja hospital académico

Garante o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

em

Foto: DR / Arquivo

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantiu esta segunda-feira que a pretensão da Universidade do Minho de que o hospital de Braga tenha o estatuto de hospital universitário “terá todo o apoio político”.

Manuel Heitor, que falava em Braga, na Universidade do Minho, à margem de uma cerimónia de boas vindas aos novos estudantes daquela academia, afirmou que é “ambição” do Governo “ter mais investigação clínica e melhorar, facilitar, os espaços de aprendizagem aos estudantes que escolhem a área da Saúde”.

A Universidade do Minho reclama o estatuto de Hospital Universitário para o Hospital de Braga lembrando a “estreita colaboração” entre as duas instituições.

“Trabalhamos num nível e de uma forma que permite aos nossos estudantes vivenciarem em ambiente hospitalar aquilo que vão aprendendo em ambiente académico e essa estreita colaboração tem que ser reconhecida”, disse à Lusa o reitor da Universidade do Minho, Rui Viera da Silva.

Segundo garantiu o ministro, aquela pretensão “terá todo o apoio político para poder ser concretizada nos próximos anos”.

“É um processo simples, o centro académico do Minho tem uma grande reputação a nível nacional e internacional. Hoje há uma legislação própria, há uma agência da investigação clínica, que juntamente com as autoridades de Saúde (…) facilmente poderão responder a esse desafio”, referiu Manuel Heitor.

Continuar a ler

Braga

Assaltante detido no interior de uma casa em Braga

Com mais de 2 mil euros de material

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem de 27 anos foi detido, esta segunda-feira de madrugada, no interior de uma residência, em Braga, na qual se introduziu para furtar, após ter arrombado a porta principal, anunciou a PSP.

Numa nota divulgada nas redes sociais, aquela força de segurança diz ter sido chamada ao local, sito na rua Dr. Manuel Vieira de Matos, cerca das 04:40 horas, tendo apanhado o suspeito em flagrante e apreendido cerca de 2.085 euros em material furtado.

O detido vai ser presente, ainda hoje, nos serviços do Ministério Público, junto ao Tribunal da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Ciclista ferido em colisão com automóvel na Póvoa de Lanhoso

Na EN 103

em

Foto: DR / Arquivo

Um ciclista ficou com ferimentos na sequência de uma colisão na Estrada Nacional 103, esta manhã de segunda-feira, em Covelas, Póvoa de Lanhoso.

O sinistro deu-se junto ao motel Bracancun, já na entrada da freguesia de Pousada, no concelho de Braga, em circunstâncias que ainda não foram reveladas.

Ao que apurou O MINHO junto do fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima sofreu ferimentos considerados ligeiros.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga pelos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso.

O alerta foi registado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cerca das 11:00.

A GNR registou a ocorrência que condicionou o trânsito naquela via.

Continuar a ler

Populares