Seguir o O MINHO

Cávado

BE/Barcelos apresenta moção de censura ao executivo socialista

em

O Bloco de Esquerda (BE) de Barcelos anunciou, esta terça-feira, que vai apresentar, na Assembleia Municipal de quinta-feira, uma moção de censura ao executivo camarário (PS), por causa da “crise” que se vive no seio da maioria socialista.

Em comunicado, o BE sublinha que a moção de censura é “um exercício de direito e um imperativo democrático, plenamente justificado no atual quadro de crise que se vive na Câmara Municipal”.

“Por mais que as forças políticas se remetam a um silêncio taticista, é a vida das pessoas, é o futuro do concelho, é o normal funcionamento da autarquia que está posto em causa”, acrescenta.

A 6 de maio, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, retirou os pelouros ao vereador Domingos Pereira, que fora o número dois do executivo até ser eleito deputado na Assembleia da República.

Costa Gomes alegou “deslealdade” de Domingos Pereira, também presidente da Concelhia socialista.

Nesse mesmo dia, outros três vereadores do PS renunciaram aos pelouros que detinham, em solidariedade com Domingos Pereira.

Em funções executivas ficaram apenas Costa Gomes e a vereadora Armandina Saleiro, entretanto promovida a vice-presidente.

Para o BE, “o interesse dos cidadãos, o seu direito à representatividade, à confiabilidade em quem dirige, precisa de transparência, sob pena de mau exercício de poder, capaz de causar dolo nas populações”.

“Os detentores de cargos públicos devem a quem os elegeu, nos casos devidamente previstos na lei, responder com clareza ao momento de instabilidade. Neste caso, compete aos partidos políticos questionarem o executivo para esclarecimento público de toda a situação”, acrescentam os bloquistas.

Dizem ainda que, em Barcelos, as forças políticas “parecem remetidas a um silêncio calculista, que tem tanto de luta de poder como aquela a que se assiste” no seio do PS.

Recorde-se que o PS, após um escrutínio interno, já escolheu Domingos Pereira como o candidato do partido às próximas autárquicas.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares