Seguir o O MINHO

Braga

BE questiona Governo sobre descargas na ribeira de Tabuaças em Vieira do Minho

Poluição

em

Foto: Vieira do Minho TV

O BE quer saber que medidas o Governo vai tomar para “garantir a identificação e responsabilização” das entidades responsáveis por descargas poluentes na ribeira de Tabuaças, em Vieira do Minho, informou hoje o partido.

Numa questão dirigida ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, os deputados à Assembleia da República denunciam descargas poluentes naquele curso de água ocorridas em 08 de outubro, entre a Central de Camionagem de Vieira do Minho e a Escola Básica Domingos de Abreu, querendo saber se o Governo teve conhecimento delas.

A ribeira de Tabuaças, no concelho de Vieira do Minho, no distrito de Braga, é um afluente do rio Ave e passa pelas zonas da Atafona, Eira Vedra, Parque dos Moinhos e Parque de Campismo, desaguando na barragem do Ermal.

O Bloco de Esquerda, refere o texto, “entende que é necessário a identificação e eliminação dos focos poluidores, a punição dos prevaricadores e a limpeza e restituição das condições naturais da ribeira de forma a proteger a biodiversidade”.

Os bloquistas querem saber “que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação dos focos poluidores e a despoluição da linha de água afetada”.

Os deputados questionam ainda o ministro João Pedro Matos Fernandes sobre “que medidas o Ministério do Ambiente e da Ação Climática assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o município de Vieira do Minho, para pôr cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade da ribeira de Tabuaças”.

Populares