Arquivo

BE questiona Governo sobre alegadas descargas em zona húmida em Viana do Castelo

Ambiente
Be questiona governo sobre alegadas descargas em zona húmida em viana do castelo

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre alegadas descargas poluentes na zona húmida de São Lourenço, ou sapal de Darque, em Viana do Castelo, que afetaram a fauna, flora e a qualidade de vida das pessoas.

Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, a que a agência Lusa teve hoje acesso, os deputados Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso referem que a população se “vê obrigada a respirar ar com odor intenso quando passeiam pelas margens do rio Lima ou a interagir com água poluída quando praticam atividades náuticas no local”.

“Também os pescadores que dependem daquela área para desenvolver a sua atividade são afetados pelos focos de poluição”, reforçam os deputados.

Segundo o BE, “a população local informou que as descargas poluentes ocorrem desde outubro de 2019 e serão da responsabilidade da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) local, que liberta efluentes não tratados para a zona húmida quando a sua capacidade máxima é atingida”.

“É urgente eliminar as descargas poluentes naquela área de sapal e proceder à sua despoluição de forma a evitar impactes negativos na biodiversidade daquele ‘habitat’. De igual importância é o direito de a população local usufruir de um ambiente despoluído para realizar atividades lúdicas e profissionais na zona húmida de São Lourenço”, defendem os deputados Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso.

Os parlamentares querem saber “se o Governo tem conhecimento das descargas poluentes na zona húmida de São Lourenço e se Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) foram notificados destas descargas poluentes”.

Querem ainda conhecer “as medidas que o Governo prevê adotar para evitar que se repitam descargas poluentes na zona húmida de São Lourenço”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Kraev, jogador do gil vicente, entregou kits de proteção à misericórdia de barcelos

Kraev, jogador do Gil Vicente, entregou kits de proteção à Misericórdia de Barcelos

Próximo Artigo
Iniciada discussão de reabilitação urbana de 22,7 milhões em arcos de valdevez

Iniciada discussão de reabilitação urbana de 22,7 milhões em Arcos de Valdevez

Artigos Relacionados