BE pede “rigorosa averiguação” das descargas poluentes na Ribeira de Calvelos, em Fafe

O Bloco de Esquerda solicitou, esta quarta-feira, que o Ministério do Ambiente proceda a uma rigorosa averiguação dos responsáveis pelos episódios recorrentes de descargas de águas residuais industriais na Ribeira de Calvelos, em Fafe.

O deputado do Bloco, Pedro Soares, pretende saber que “garantias existem sobre o cumprimento das normas ambientais por parte da entidade que se encontra na origem das descargas na Ribeira de Calvelos”.

Pedro Soares pretende ainda saber se “a entidade responsável pela gestão dos recursos hídricos emitiu licença de descarga para a indústria de tinturaria localizada em Santo Ovídio, no município de Fafe, e se existe risco de um alegado autocontrolo sobre a qualidade das águas residuais não estar a ser suficientemente rigoroso”.

Para o deputado bloquista eleito por Braga, é “inexplicável o alegado cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela licença face à pública e notória descarga de águas residuais com características poluentes resultante da atividade industrial”.

Perante estas descargas de efluentes poluentes, o deputado do Bloco, Pedro Soares, pede ao ministério da tutela “uma avaliação da degradada situação na Ribeira de Calvelos e no Rio Vizela resultante, nomeadamente, das descargas de águas residuais industriais ocorridas”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Fafe. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x