Arquivo

BE pede ao Governo que inicie construção do novo hospital de Barcelos até ao fim do ano

Be pede ao governo que inicie construção do novo hospital de barcelos até ao fim do ano
Hospital de Barcelos. Foto: DR / Arquivo

O Bloco de Esquerda apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a construção do novo hospital de Barcelos, instando o Governo a cumprir uma outra resolução aprovada em dezembro de 2021, anunciou hoje aquele partido.

O projeto de resolução, hoje divulgado, exige ainda que Governo inicie, até ao final de 2023, os procedimentos para a construção do novo hospital, que serve Barcelos e Esposende.

No documento, o Bloco de Esquerda (BE) afirma que a população aguarda “há muitos anos” pela construção de um novo hospital, “promessa muitas vezes efetuada, mas nunca concretizada”.

Para o BE, é “fundamental que este processo seja finalmente desbloqueado, a bem das populações e do seu direito ao acesso à saúde”.

“Não obstante a absoluta necessidade desta unidade para o Serviço Nacional de Saúde e para a região e a qualidade e dedicação dos seus profissionais, a verdade é que o edifício deste hospital há muito que está obsoleto e desajustado, quer à procura, quer às exigências infraestruturais para uma unidade de saúde. Estes constrangimentos só se resolvem com a construção de um novo hospital”, acrescentam os deputados bloquistas.

Referem ainda que “a população servida pelo Hospital de Barcelos é vasta e merece ter acesso aos cuidados hospitalares de que necessita e aos quais tem direito”.

“Barcelos precisa ter um hospital funcional, capaz de dar resposta diferenciada e de qualidade aos utentes da sua área de referenciação”, sublinham.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital daquela cidade.

O projeto do hospital seria depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, atual ministro da tutela.

No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga: túnel da avenida fechado para obras de 5 milhões

Braga: Túnel da Avenida fechado para obras de 5 milhões

Próximo Artigo
Barcelos: morreu deolinda, uma das mulheres mais velhas do minho

Barcelos: Morreu Deolinda, uma das mulheres mais velhas do Minho

Artigos Relacionados