BE denuncia trabalhos em terreno que podem configurar abate ilegal de sobreiros - O MINHO
Redes Sociais

BE denuncia trabalhos em terreno que podem configurar abate ilegal de sobreiros

Braga

BE denuncia trabalhos em terreno que podem configurar abate ilegal de sobreiros

O Bloco de Esquerda denunciou hoje trabalhos de terraplanagem e escavação num terreno em Braga que podem configurar “de forma irremediável” um abate ilegal de sobreiros, questionando o Governo se foi proposta alguma compensação por aquela ação.

Numa questão dirigida ao Ministério da agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o BE refere que os trabalhos foram feitos num terreno privado na União de Freguesias de Lomar e Arcos “destinados, aparentemente, a uma obra de nova urbanização ou de nova edificação”, sendo que no terreno, com mais de um hectare, existe um povoamento de sobreiros onde subsistem 27 árvores daquela espécie, cada uma com altura superior a 1,5 metros e com valor do perímetro à altura do peito das árvores superior a 30 centímetros.

“Na sequência da referida movimentação de terras, os sobreiros foram deixados numa espécie de “ilhas” sobrelevadas em relação à cota média do terreno pós escavação e terraplenagem. Com essa operação, terão sido afetadas as raízes das árvores, temendo-se pela sobrevivência daqueles exemplares”, denuncia o Bloco de Esquerda.

Os bloquistas referem que “não se conhecem quais serão as ações subsequentes à terraplanagem, nem o que irá ser feito com os sobreiros, mas a situação em que se encontram poderá indicar que não farão parte do plano da obra, encontrando-se a sua sobrevivência seriamente ameaçada”.

O BE lembra que o sobreiro é uma “espécie protegida, carecendo o corte ou arranque de sobreiros, em povoamento ou isolados, de autorização”.

Por isso, os deputados do bloco querem saber se o Governo tem conhecimento daquela situação e se “o dono da obra apresentou algum requerimento junto das entidades competentes para corte ou arranque daqueles sobreiros” e se sim, se foi “proposta alguma compensação” pelo abate das árvores.

Jornal digital da região do Minho.

Mais Braga

Anúncio

Mais lidas

Anúncio

ESCOLHA DO EDITOR

Anúncio

EM FOCO

Patrocinado