BE aponta como prioridade construção de parque de habitação pública em Guimarães

Eleições autárquicas
Foto: Rui Dias / O MINHO

A construção de um parque de habitação pública é a principal prioridade da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Guimarães, anunciou hoje o cabeça-de-lista, Luís Pinto Lisboa.

Em declarações à Lusa, Luís Pinto Lisboa sublinhou que o concelho “tem vindo, perigosamente, a perder habitantes, considerando que uma aposta “forte, séria e a sério” na habitação é condição essencial para inverter aquela tendência.

“Há que apostar numa política de natalidade, mas para isso há também que apostar na habitação. Defendemos a criação de um parque de habitação pública e medidas de apoio à habitação permanente. Sem habitação, não há política de natalidade que funcione”, referiu.

Com 42 anos, auditor e professor de artes performativas, Luís Pinto Lisboa vai tentar conseguir, pela primeira vez, um lugar para o Bloco de Esquerda no executivo de Guimarães.

Assume estar consciente de que a tarefa não será fácil, até porque isso implicaria quadruplicar a votação do Bloco no concelho, mas sublinha que o mais importante é conseguir um resultado que “permita dar voz aos vimaranenses que não têm voz”.

“Isso passa, também, por aumentar a nossa representação na Assembleia Municipal, que neste mandato é de apenas um eleito”, acrescentou.

O ambiente, a cultura, a segurança e a mobilidade são outras das traves-mestras da candidatura do Bloco, que se apresenta com o slogan “Guimarães para as Pessoas”.

A Câmara de Guimarães é atualmente liderada por Domingos Bragança, do PS, partido que nas últimas autárquicas elegeu seis elementos para o executivo, contra os cinco conseguidos pela coligação Juntos por Guimarães, que agregou PSD, CDS, MPT, PPM e PPV/DC.

Nas eleições de 26 de setembro, o PS recandidata Domingos Bragança, enquanto o PSD e o CDS vão concorrer numa coligação liderada por Bruno Fernandes.

Mariana Silva (CDU), Adão Henrique Pizarro (Chega), Rui Rocha (PAN) e Gil Leitão (Iniciativa Liberal) são os restantes candidatos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

CDU exige remunicipalização da água e saneamento em Barcelos

Próximo Artigo

CDU aponta baterias à eleição de um vereador em Famalicão

Artigos Relacionados
x