Seguir o O MINHO

Ave

Batalha das Flores regressa a Famalicão

No próximo domingo

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Mais de 700 pessoas, de 21 associações locais, vão protagonizar a Batalha das Flores, ex-líbris da Festa de Maio – Flores & Trocas, em Famalicão. O evento realiza-se no próximo domingo, a partir 15:30, nas principais artérias do centro da cidade.

A Festa de Maio é uma iniciativa cultural que agrupa duas grandes tradições com raízes distintas: a Batalha das Flores e a Feira das Trocas, também conhecida como Feira Grande de Maio, que acontece no recinto da feira semanal, no próximo domingo, a partir das sete da manhã.

A Feira das Trocas, ordenada pelo Rei D. Sancho I em 1205, também conhecida como Feira do Burro, recria algumas das maiores tradições históricas de Famalicão como a exposição de gado bovino, o mercado dos enchidos, com as populares tabernas e o vinho verde na malga, entre outros momentos. Por sua vez, a Festa da Flor tem como expoente máximo a Batalha das Flores cuja primeira edição aconteceu em 2011.

De 06 a 08 de maio, também acontece a Feira das Flores na Praça D. Maria II, bem como, próximo do local, uma feira dedicada aos produtos locais e gastronomia, com artesanato, doçaria tradicional, petiscos, produtos hortícolas, entre outros.

Paralelamente, há eventos musicais a decorrer na tenda instalada nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda, bem como uma arruada que passa pelas principais praças do centro urbano, e ainda oficinas e ateliers artísticos na praça 9 de Abril, ao longo dos três dias da Festa de Maio.

Populares