O projeto “Empresariato” da câmara de Famalicão, que pretende tornar o concelho “a capital do pensamento empresarial”, tem início na quinta-feira com uma centena de pessoas a protagonizar uma “Batalha Criativa”, indicou esta quarta-feira a organização.
“O Empresariato alia o mundo e o pensamento empresarial aos atos que sejam capazes de colocar Famalicão no centro da discussão e das ideias inovadoras, criativas e disruptivas para a indústria”, lê-se na apresentação do projeto que se desdobrará na realização de fóruns, preparação e publicação de um livro, bem como num concurso de atos empreendedores solidários.
Na quinta-feira, a partir das 14h30, uma “Batalha Criativa” vai reunir, de acordo com dados da autarquia, cerca de uma centena de participantes desde empresários, a quadros de empresas, académicos, criativos e profissionais das áreas da gestão, economia, comunicação e marketing.
Aquela que será primeira iniciativa do “Empresariato” vai decorrer na Continental Mabor, empresa do ramo dos pneus que é a principal exportadora e empregadora de Famalicão e quinta no país, recentemente distinguida como a melhor empresa portuguesa do sector químico estando neste concelho há 25 anos.
O programa destaca a presença de quatro “agitadores”: o presidente do Conselho de Administração da Frezite, José Manuel Fernandes, o diretor da Associação Nacional de Jovens Empresários, Bruno Ramos de Carvalho, o criativo Flávio Gart e o consultor António Paraíso.
A câmara de Famalicão diz querer com este projeto “afirmar” o concelho “como a capital do pensamento empresarial, reconhecida que é a capacidade produtiva do terceiro concelho mais exportador do país”.
O primeiro ano de “Empresariato” será dedicado ao tema internacionalização.