Bastonária pede reforço urgente de psicólogos na ULS Braga

Conta atualmente com 21 profissionais
Bastonária pede reforço urgente de psicólogos na uls braga
Foto: Ordem dos Psicólogos Portugueses

A bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, defendeu esta segunda-feira a necessidade de reforçar o número de psicólogos na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, durante uma visita no âmbito da iniciativa OPP +Próxima, organizada pela Delegação Regional do Norte. 

“É muito importante reforçar o número de psicólogos na ULS de Braga. Trabalham ali atualmente apenas nove psicólogos no Hospital e 12 nos Cuidados de Saúde Primários, o que é manifestamente insuficiente para as necessidades do território”, defende Sofia Ramalho, citada em comunicado.

A bastonária foi recebida pelo conselho de administração do hospital e por alguns dos psicólogos que trabalham na ULS. Sofia Ramalho informou que esteve reunida recentemente com o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) Álvaro Almeida, que informou que os planos de organização dos serviços e contratações das ULS estavam já na posse da Ministra da Saúde para homologação e devem sair para breve.

“É importante que o reforço de psicólogos comece o quanto antes. E sabemos que este é apenas um começo, não vai resolver as necessidades existentes no SNS”, acrescentou a bastonária.  

Em comunicado, a Ordem indica que o trabalho que os psicólogos devem fazer “na prevenção, para evitar que as pessoas cheguem a situações clínicas mais graves” foi outro dos temas em destaque nesta reunião.

Nesta deslocação a Braga a bastonária esteve ainda reunida com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e manifestou a “total disponibilidade” para a colaboração nas várias áreas onde trabalham psicólogos, em particular nos setores da educação e da intervenção comunitária, onde o Município de Braga tem tido um papel “expressivo”.  

Bastonária pede reforço urgente de psicólogos na uls braga
Foto: OPP

A comitiva da OPP, que incluiu o vice-presidente Daniel Coelho, o presidente da direção da Delegação Regional do Norte Gaspar Ferreira e os vogais Ana Isabel Lage, Cristina Fafiães Oliveira e António Gomes, visitou ainda os projetos de intervenção na saúde mental das Irmãs Hospitaleiras de Braga.  

O dia terminou no Centro da Juventude, com uma reunião aberta aos psicólogos do concelho de Braga. Um encontro onde a bastonária respondeu às questões colocadas pelos psicólogos, que se centrou na importância das condições de trabalho para os psicólogos nas diferentes áreas em que atuam, para que possam prestar serviços de qualidade. 

Bastonária pede reforço urgente de psicólogos na uls braga
Foto: OPP

A Bastonária alerta para os desafios que muitos psicólogos enfrentam no terreno, destacando situações de precariedade, dependência de financiamentos e falta de continuidade nas intervenções. “Há situações de enorme precariedade, projetos que dependem de financiamentos e intervenções que, por isso, podem ser interrompidas. É importante que seja garantida a continuidade das intervenções e que os Psicólogos vejam o seu trabalho reconhecido pelas estruturas para as quais trabalham, seja um centro de saúde, uma escola, uma instituição social ou uma Organização Não Governamental”, defende Sofia Ramalho.  

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Endoscopia e colonoscopia chegam a arcos de valdevez

Endoscopia e colonoscopia chegam a Arcos de Valdevez

Próximo Artigo
Segunda língua oficial de portugal ganha novo impulso

Segunda língua oficial de Portugal ganha novo impulso

Artigos Relacionados