Fernanda de Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, vai marcar presença na Romaria d’Agonia em Viana do Castelo, na quinta-feira, para o Desfile da Mordomia.
O MINHO sabe que a bastonária já está inscrita por entre as mais de 900 mordomas que prometem encher as ruas de Viana do Castelo num dos momentos altos da romaria.
Ao que O MINHO apurou, a advogada, que foi eleita bastonária no final do ano passado com 10.539 votos (contra 7.245 da outra lista), vai desfilar, a partir das 16:00 horas, com o traje das lavradeiras de Terras de Geraz do Lima.
Natural das Caldas da Rainha, Fernanda de Almeida Pinheiro passa assim a integrar o role de personalidades de destaque na vida social e política nacional que participam no desfile da maior romaria do Alto Minho e uma das maiores de Portugal.
Programa
O destaque principal vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16:00 do Palácio dos Cunhas; e à noite, o espetáculo musical com “Sons do Minho”, na Praça da Liberdade, pelas 22:00, e a primeira sessão de fogo-de-artifício, pelas 24:00, no Campo d’Agonia.
No dia 18 de agosto, sexta-feira, estão previstas as habituais alvoradas e revistas de gigantones e cabeçudos, além de concertos musicais na cidade. Da parte da tarde realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16:00, do Desfile “Vamos para o Festival”, pelas 21:00, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite nova sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal.
O dia 19 de agosto, sábado, é marcado por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico Etnográfico, com saída às 16:00. À noite haverá o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, e o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos”, no Campo da Senhora d’Agonia, às 22:00.
Tapetes floridos
Durante a noite inicia-se a confeção dos “Tapetes Floridos” nas ruas da Ribeira, e terá lugar nova sessão de fogo-de artifício, pelas 24:00, designado por Fogo do Meio ou da Santa, a partir do Campo d’Agonia.
No dia 20 de agosto, domingo, dia da padroeira, a manhã é dedicada à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. O dia termina com mais um Festival Folclórico na Praça da Liberdade seguido da tradicional “Serenata” no rio Lima.
A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 de agosto, segunda-feira, e o encerramento oficial da XXI “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” no dia 22 de agosto, terça-feira, pelas 22:00, com um concerto musical.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.