Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos vai ser palco do I Festival de Sopa

em

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Barcelos vai dar a conhecer, no próximo sábado, dia 09 de setembro, as melhores sopas da região no “I Festival de Sopa”.

“Vai ser um sábado imperdível para os apreciadores desta iguaria gastronómica, que vão poder degustar diferentes sugestões, confecionadas por restaurantes e instituições do concelho”, afirma a autarquia.

A iniciativa está integrada nas celebrações dos 90 anos da Casa de Saúde S. João de Deus.

O evento terá início às 19:00 horas, nos jardins daquela instituição, e irá prolongar-se noite dentro recebendo a atuação da Ronda Típica da Associação de Moradores do Bairro da Misericórdia, às 20:00, e da Magistuna, às 22:00 horas.

“Cada um dos restaurantes/instituições participantes irá confecionar uma ou mais sopas, que estarão a concurso no festival. Os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição, junto da organização, até ao dia 6 de setembro”, explica a nota enviada pela câmara municipal.

Cada visitante adquirirá um bilhete à entrada que lhe permitirá experimentar todas as sopas, sendo convidado a votar na sua sopa preferida.

No final da noite, serão atribuídos dois prémios para as melhores sopas a concurso.

“A entrada terá o custo de cinco euros com a oferta da prova de todas as sopas; uma tigela; duas bebidas; um sonho e um café. As crianças até aos 11 anos terão entrada gratuita, com oferta de uma tigela; uma bebida e um sonho”, acrescenta.

O I Festival de Sopa tem um cariz solidário e todo o valor angariado reverterá a favor do projeto CuiDando”, criado em 2010, pela Casa de Saúde S. João de Deus, que presta apoio domiciliário, permanente ou pontual, a homens e mulheres, residentes no concelho de Barcelos, com doença mental e necessidade de supervisão e orientação por apresentar dificuldades psicossociais.

“A ideia da realização deste I Festival de Sopa surgiu com o objetivo de abrir as portas da Casa de Saúde S. João de Deus à comunidade barcelense”, conta.

A Câmara Municipal de Barcelos associa-se à iniciativa com o intuito de estimular o consumo de Sopa e divulgar o Património Gastronómico local e os produtos da região, unindo a tradição aos benefícios deste prato que contribui para uma alimentação saudável.

Populares