Barcelos: “Tia Casimira” chega aos 100 anos sem dispensar o cafezinho com bagaço às refeições

Casimira Meireles da Costa, conhecida por “Tia Casimira”, celebra esta quarta-feira 100 anos de vida e é o orgulho não só da família, mas de toda a freguesia de Balugães, onde – ao que consta – é a primeira pessoa centenária. Vive com a família, é autónoma e não dispensa o cafezinho com bagaço ao almoço e ao jantar.

“Completar 100 anos de vida na nossa freguesia é marco assinalável”, assinala a Junta local.

Não só é a pessoa mais velha da freguesia, como, da memória popular, é mesmo a primeira a chegar aos 100 anos de vida.

“É uma alegria imensa não só para a família, mas também para a freguesia. É a única pessoa centenária na freguesia”, conta a O MINHO Jorge Araújo, sobrinho, acrescentando que a tia “está lúcida” e “muito bem” de saúde.

“Come pela mão dele, bebe pela mão dela. Anda com um andarilho para se apoiar. Lembra-se de muitas histórias de infância e como tem crianças diariamente [para conviver] também lhe aviva a memória e faz-lhe muito bem”, acrescenta.

Empregada doméstica em Viana

“Tia Casimira” foi praticamente toda a vida empregada doméstica de um casal de antigos advogados em Viana do Castelo, em cuja casa viveu a partir dos 12 ou 13 anos.

Solteira, não teve filhos. Por isso, pediu à sobrinha e afilhada, mãe de Jorge Araújo, que lhe assegurasse “um quartinho” e cuidasse dela até morrer, pois não queria ir para um lar. A sobrinha viria a falecer, mas “Tia Maria” continuou a viver na casa da família.

E qual o segredo para a longevidade? Jorge Araújo aponta que a tia “não dispensa o cafezinho com bagaço ao final do almoço e do jantar”.

“É o antibiótico”, brinca.

A família já esteve hoje com a aniversariante, mas a festa, essa, será no domingo. A data é para assinalar, até porque não é todos os dias que se celebram 100 anos de vida.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x