Barcelos terá este ano a primeira edição da Marcha LGBT+, anunciou este sábado a organização. O evento está marcado para o dia 13 de julho com o lema “o GaLo tamBém canTa!”.
“O ano em que se realiza a Primeira Marcha LGBT+ de Barcelos, 2019, coincide com os 50 anos da Revolta de Stonewall, um momento marcante na história da comunidade LGBT+. A partir daí, a comunidade LGBT+ uniu-se ainda mais, ganhando maior força, e passando a exigir o respeito, a tolerância e os direitos que lhe eram devidos”, diz a Comissão Organizadora da Primeira Marcha LGBT+ de Barcelos, em comunicado.
“Contudo, passados 50 anos desde Stonewall, ainda temos que marchar. Somos filhas e filhos de Stonewall e não nos podemos esquecer do que foi esta revolta. Porque nós, sendo gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, intersexuais, queer, e restantes minorias sexuais, não deixamos de ser pessoas, e como tal não podemos ceder – temos que continuar a lutar contra a LGBTfobia estrutural que existe em Portugal, contra a discriminação que sofremos nas escolas, nos locais de trabalho e até mesmo em casa, por parte de pessoas que nos deveriam aceitar como somos, e não nos atacar. Porque nós somos pessoas, que devem e querem ser respeitadas”, pode ler-se no texto.
A marcha decorre a partir das 16:00, saindo da porta do Pavilhão Municipal do Parque da Cidade de Barcelos.