Depois de uma quinta-feira dedicada aos preparativos para a sexta edição do RallySpirit, evento que conta com os mais emblemáticos carros de rali das décadas de 70,80 e 90, esta sexta-feira, as máquinas já foram para a estrada, com Subaru Impreza e Ford Escort em evidência.
Na Categoria “Spirit”, a equipa Ernesto Cunha/Valter Cardoso levou o Subaru Impreza STI ao topo da tabela classificativa, mas teve que suar pois, primeiro a dupla Armando Costa/Sérgio Rocha (Mitsubishi Lancer Evo 6) e, depois, a formação Gonçalo Figueiroa/Paulo Fiúza, não lhe deram um segundo de descanso. Aliás, tudo foi decidido não ao segundo, mas… ao décimo de segundo, com o piloto do Subaru a vencer a etapa por apenas 0,1 segundos.
E a história repetiu-se na Categoria “Históricos”, onde também não faltou animação. A dupla espanhola Xésus Ferreiro/Xavier Vasquez (Ford Escort MK II) foi a primeira a evidenciar-se, mas no final da etapa foi a portuguesa, Rui Ribeiro/Pedro Fernandes (Ford Escort MK II) a destacar-se no topo da classificação. Contudo, na chegada ao Porto, a equipa tinha apenas a margem mínima de 0,1 segundos de vantagem para os espanhóis Pablo Pazó/Ezequiel Simões, antecipando-se mais um animado duelo para a etapa final, numa categoria em que oito Ford Escort se colocaram no “top 10”.
Amanhã, tem lugar a mais longa e derradeira etapa do RallySpirit Altice, com as equipas a partirem do Passeio Alegre, no Porto, às 8h30m, para cumprirem mais seis seletivas provas especiais: duas passagens pelo troço de Laúndos e Franqueira e uma única passagem pela especial de Barcelos, antes da disputa da espetacular Boucles de Barcelos, que os carros cumprirão em sistema de perseguição.