Barcelos
Barcelos: Roubam idosa acompanhados de criança de 10 anos e acabam detidos
Menor acompanhava os suspeitos
em

Um homem de 58 anos e duas mulheres de 18 e 40, foram esta segunda-feira detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga por suspeitas de furto a uma mulher de 82 anos em Remelhe, Barcelos.
Em comunicado, aquela força policial aponta que a detenção deu-se na “sequência de uma denúncia em que teria sido roubado dois anéis em ouro a uma idosa de 82 anos”.
“Os militares iniciaram de imediato diligências que possibilitaram a localização dos suspeitos e consequentemente a sua detenção”, avança a GNR.
Para além de recuperar os dois anéis de ouro, a GNR apreendeu ainda 210 euros em numerário, uma nota de penhora no valor de 385 euros e uma viatura.
“Foi ainda identificado um menor de 10 anos que acompanhava os suspeitos, que foi entregue a um familiar e os factos foram comunicados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Maia”, informa a GNR.
Os detidos, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, estão a ser presentes no Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação de medidas de coação.
Leia Também
Barcelos: Recém-reformado morre atropelado na passadeira em rua sem iluminação
Mulher ferida após despiste em Famalicão
Freguesia de Barcelos prepara novo boicote eleitoral contra muito alta tensão
Roubam carro em Braga através de ligação direta e fogem com catalisadores
Vídeo mostra assaltante a furtar em loja de informática em Braga
Despiste na A7 destrói Mercedes e faz um ferido
Barcelos
Barcelos: Recém-reformado morre atropelado na passadeira em rua sem iluminação
Junta alertou EDP para falha de luz no início de dezembro
Por
Pedro Luís Silva
Gabriel Silva, antigo funcionário da Casa S. João de Deus, em Barcelos, foi atropelado mortalmente, na passada terça-feira, em Arcozelo. A via onde se deu o sinistro, Rua Pedro Álvares Cabral, está sem iluminação há quase dois meses. A Junta de Freguesia alertou a EDP para a situação, pela primeira vez, no dia 2 de dezembro, e desde então tem insistido – sem resultado.
Natural da Guarda, Gabriel Silva, de 64 anos, residia em Arcozelo, a algumas centenas do local onde foi atropelado quando faria uma caminhada. Trabalhou durante décadas na casa de saúde mental S. João de Deus. Ao que O MINHO apurou, reformara-se em julho passado. Era solteiro, sem filhos. Vai ser sepultado na freguesia de Gonçalo Bocas, na Guarda, de onde era natural.
Junta reportou falha de luz à EDP no início de dezembro
A Rua Pedro Álvares Cabral, onde se deu o acidente mortal, está sem luz há cerca de dois meses, referiu a O MINHO o presidente da Junta de Arcozelo, José Silva Monteiro.
O autarca reportou a situação no dia 2 de dezembro. Como o problema não foi resolvido de imediato, comunicou a situação ao município. “Pedimos ajuda à Câmara para tentar resolver junto da EDP, porque tem mais força do que nós [junta]”, salienta Monteiro da Silva, que desde então já reclamou por mais duas vezes junto da empresa energética.
“De um ano a esta parte temos mais dificuldade [em resolver falhas de eletricidade], porque antes ligávamos diretamente à empresa [de reparação] e eles arranjavam aquilo num ou dois dias. Depois, a EDP passou a dizer que todas as avarias eram com eles, o que tem dificultado. Às vezes reportamos cinco ou seis vezes falhas de iluminação e eles demoram muito tempo a substituir as lâmpadas”, lamenta José Monteiro da Silva.
O autarca salienta que aquela via tem “muito trânsito” e a falta de luz, “logicamente, dificulta a vida quer aos peões, quer aos automobilistas”.
Barcelos
Freguesia de Barcelos prepara novo boicote eleitoral contra muito alta tensão
Apelo à abstenção ou voto nulo
Por
Pedro Luís Silva
A freguesia de Perelhal, em Barcelos, prepara-se para voltar a boicotar umas eleições, desta vez as presidenciais, já no próximo domingo, estando a ser apelado à abstenção ou ao voto nulo em protesto contra a passagem da linha de muito alta tensão naquela localidade.
Recorde-se que, nas últimas eleições legislativas, decorreu em Perelhal um apelo ao voto nulo. Acabaram por se registar 479 votos nulos, equivalentes a 48,68%. Já antes, nas eleições europeias de 2019, naquela freguesia registara-se “a maior percentagem de votos nulos a nível nacional”.
Freguesia de Barcelos irredutível contra muito alta tensão. “O povo é que manda”
Além dos boicotes eleitorais, foram realizadas várias manifestações populares e com ações judiciais movidas pela Junta e outras instituições da freguesia e populares.
Em comunicado enviado a O MINHO, o movimento Perelhal Contra a Linha de Muito Alta Tensão afirma que “a população mantém a sua revolta e inconformismo com o traçado” e “encontra no boicote eleitoral uma forma de expressar a sua insatisfação em relação ao Município de Barcelos, que não acautelou os interesses da freguesia neste processo, e ao atual governo que recusa analisar o troço alternativo apresentado em setembro de 2020”.
Acrescenta o comunicado que, de momento, “não se nota qualquer atividade no terreno da entidade promotora da obra, estando em falta a construção de sete das nove torres que estão previstas”.
“Os proprietários dos terrenos afetados têm recusado vender os seus terrenos e manterão esta posição na defesa dos interesses da maioria da população”, afiança o movimento.
Freguesia em Barcelos com 48% de votos nulos contra alta tensão
Contactado por O MINHO, o presidente da Junta, Fernando Miranda, manifesta a solidariedade da autarquia com o boicote eleitoral. “Até porque esta é uma causa que ainda não morreu. A linha ainda não está a travessar Perelhal e estamos sempre na luta”, realça o autarca.
As duas torres que já foram colocadas foram-no em “terrenos que já estavam negociados há muito tempo”, nota Fernando Miranda, sublinhando que a população continuará a opor-se à passagem da linha.
O autarca adianta a O MINHO que, no próximo domingo, não haverá qualquer manifestação “para não haver aglomerados e respeitar as regras” sanitárias e de segurança determinadas no âmbito do estado de emergência para conter a propagação da covid-19.
Está é já a segunda freguesia do concelho de Barcelos em que é anunciado um boicote às eleições presidenciais do próximo domingo. Em Cambeses é feito um apelo à abstenção em protesto pela falta de ligação ao saneamento básico.

Um homem de 65 anos morreu após ser atropelado por um automóvel numa passadeira, na Rua Pedro Álvares Cabral, em Arcozelo, Barcelos, apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros.
O acidente aconteceu perto da ‘Rotunda da Cabra’ no acesso à circular urbana.
O óbito foi declarado no local.
O alerta foi dado às 17:45.
Os Bombeiros de Barcelos prestaram socorro com dois operacionais e uma viatura. Foram acionados, posteriormente, para fazer a remoção do cadáver.
A VMER de Barcelos também prestou socorro.
A PSP registou a ocorrência.
Notícia atualizada às 18h58 com correção da idade da vítima.
Reportagens da Semana


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos


Eleitores em Braga preferem o frio ao perigo da pandemia
Eleições presidenciais 2021


Como a pandemia afeta pessoas com deficiência: “Sentimos falta de estar juntos”
Cercigui
Populares
- BragaHá 2 dias
Incêndio com frente ativa de dois quilómetros em Braga
- PaísHá 13 horas
Escolas e universidades encerram a partir de sexta-feira
- BragaHá 19 horas
Vídeo mostra assaltante a furtar em loja de informática em Braga
- BarcelosHá 2 dias
Autarca de Barcelos afirma ter relatos de aluguer de animais para sair à rua