Seguir o O MINHO

Cávado

Barcelos recebeu congresso internacional de animadores socioculturais

em

O Auditório dos Paços do Concelho de Barcelos foi palco, ao longo dos dias 6, 7 e 8 de novembro, do Congresso Internacional “O Animador Sociocultural no Século XXI – perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção, que reuniu cerca de 40 conferencistas, provenientes de Portugal, Espanha, Brasil e Itália e contou com cerca de 220 participantes.

O evento trouxe até Barcelos nomes relevantes no âmbito da animação sociocultural, como o homenageado pedagogo Marco Marchioni, personalidade empenhada na transformação do ser humano e do mundo, que recordou o facto de a Animação sociocultural resultar do trabalho com pessoas e de o futuro da animação passar pela capacidade de relacionar-se apesar das diferenças.

Para o Município de Barcelos, do número de comunicações apresentadas nos painéis realizados, bem como dos debates acontecidos na maioria das sessões do Congresso, emerge um conjunto significativo de conclusões.

“Verificou-se ser transversal a preocupação por adequar a formação e o papel do animador à complexidade da realidade atual e às necessidades específicas dessa realidade. Foi falada a necessidade de mudança de paradigma social, uma mudança impulsionada pelos princípios de atuação da Animação Sociocultural, através de uma colaboração criativa dos “cidadãos plurais” a partir das suas necessidades fazendo-os refletir sobre o que querem para estar melhor, idealizar o seu bem-estar comum e procurar soluções criativas para o atingir, criando movimentos em que todos possam colaborar. Abordou-se ainda a necessidade de se criar uma resistência perante as coisas que vivemos hoje, nomeadamente a crise social”, refere nota informativa da autarquia.

“Houve ainda lugar para um momento de apresentação de experiências de Animadores socioculturais que contribuiu para uma profícua partilha de experiências e aprendizagens ao nível das metodologias e dos meios de intervenção”, acrescentou o Município de Barcelos.

Ainda no âmbito deste congresso foi constituída uma comissão para a criação da Rede Lusófona de Animação Sociocultural e Animadores Socioculturais.

Populares