Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos reabilita edifício da Câmara por 931 mil euros

Obra já foi adjudicada

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

A Câmara de Barcelos adjudicou, por 931 mil euros, a reabilitação dos Paços do Concelho, uma obra que vai incluir a acessibilidade à maioria dos espaços do edifício a pessoas com mobilidade condicionada, anunciou hoje o município.

A empreitada, cofinanciada em 747 mil euros e com prazo de execução de 365 dias, passa pela requalificação da imagem arquitetónica do edifício e pelo melhoramento das condições físicas do edificado.

No que respeita à acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, foram consideradas “duas entradas acessíveis”, uma das quais pelo alçado sul, através da rampa de acesso ao Balcão Único, e a outra pelo alçado poente, designadamente pelo portão que dá acesso ao claustro, ao auditório e ao elevador principal.

Esta entrada irá assegurar o acesso aos três pisos do edifício a pessoas com mobilidade reduzida, designadamente o acesso ao auditório, à secretaria geral, aos recursos humanos, às instalações sanitárias, assim como ao piso superior, onde se localizam salas de reuniões, vereação e presidência.

A melhoria das condições de segurança contra risco de incêndios e a melhoria da eficiência térmica e acústica são outros dos objetivos da empreitada.

Haverá lugar, ainda, a pontuais intervenções nos equipamentos de ar condicionado e sistema de ventilação, na iluminação e no abastecimento de água.

Situado em pleno centro histórico da cidade de Barcelos, o edifício dos Paços do Concelho está inserido em Zona Especial de Proteção (ZEP) da Igreja Matriz, Paço Condal, Pelourinho, Solar dos Pinheiros e Ponte Medieval.

Populares