Arquivo

Barcelos pede ao Governo construção de nova ponte no rio Cávado

Lista de pedidos inclui Ecoparque em Areias de Vilar
Barcelos pede ao governo construção de nova ponte no rio cávado
Paulo Jorge Magalhães

O Município de Barcelos incluiu no rol de pedidos de investimento enviado ao Governo pela Comunidade Intermunicipal do Cávado a construção de uma nova ponte no rio Cávado, conhecida como ponte Calatrava, o nome do prestigiado arquiteto que fez o projeto em 1999.

O desenho da ponte, feito a pedido do então presidente da Câmara Fernando Reis, contempla tabuleiros desnivelados, pistas para bicicletas e jardim como separador. Ligaria o Bairro da Misericórdia a Barcelinhos.

Conforme O MINHO noticiou, o Conselho de Ministros reúne-se em Braga em 04 de maio, sendo que no dia anterior, vários ministros e secretários de Estado percorrem os concelhos do distrito para conhecer obras em curso ou projetos de investimento,

Há dias, o autarca barcelense Mário Constantino disse ao O MINHO que gostaria que a reunião desse solução a três necessidades locais: a construção do novo hospital da cidade, as ligações às autoestradas A3 e A7 e o fim das passagens de nível na Linha do Minho.

Mas a lista completa de pedidos de Barcelos engloba o apoio para a criação da Polícia Municipal e para a construção de um novo Posto da GNR.

O Município, o maior do pais com as suas 61 freguesias, quer, ainda, arrancar com o projeto de tratamento de chorume para produção de energia. O chorume, também chamado de lixiviado, é o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente no lixo.

Pretende, ainda, apoios, estatais ou europeus, para uma maior eficiência energética nos edifícios públicos, e para a criação de ecocentros e centros de compostagem.

Salienta que tem projetos para a revitalização rio Cávado, para a construção de uma nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e para um Pavilhão Multiusos

Circular periurbana

O Município pretende, ainda, o fecho da Circular Urbana, um comboio suburbano e a construção de uma circular periurbana que ligue as zonas industriais. Quer, por outro lado, requalificar mais escolas, bem como o Castelo de Faria.

O documento inclui o acesso ao Programa de habitação 1.º Direito e ao Arrendamento Jovem, mais valências para o tribunal de Barcelos e mais Lojas do Cidadão.

Nele, a autarquia convida o Governo a participar nas Festas das Cruzes, a visitar a Cooperativa Agrícola e a ir à ETA (Estação de Tratamento de Águas) de Areias de Vilar – no rio Cávado – neste caso com uma visita pedonal e de barco à zona de captação de água que este executivo tem como pretensão tornar um Ecoparque.

O terreno tem 44 hectares sendo que 32 já são propriedade da Câmara e 12 são das Águas do Norte.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ar quente de áfrica traz temperaturas de verão (minho chega quase aos 30 graus)

Ar quente de África traz temperaturas de verão (Minho chega quase aos 30 graus)

Próximo Artigo
Família procura homem de paredes de coura que estava internado no hospital

Família procura homem de Paredes de Coura que estava internado no hospital

Artigos Relacionados