Barcelos: Morreu Rodrigo Amaral, fundador do Grupo Folclórico de Barcelinhos e do Festival do Rio

Tinha 90 anos
Barcelos: morreu rodrigo amaral, fundador do grupo folclórico de barcelinhos e do festival do rio
Foto: DR

Morreu, esta sexta-feira, aos 90 anos, Rodrigo Amaral, fundador do Grupo Folclórico de Barcelinhos, no concelho de Barcelos, e do Festival Internacional do Rio, que há mais de 40 anos se realiza anualmente junto à Ponte Medieval.

“Mentor, Companheiro, Amigo. Foi quem nos guiou no amor pelo Folclore e pela Etnografia, mas, acima de tudo, uma presença que tocou corações”, escreveu o Grupo Folclórico de Barcelinhos numa nota de pesar partilhada na sua página de Facebook.

“Partiu… Mas foi apenas para continuar a espalhar sua sabedoria entre os anjos. Aqui, sentiremos saudades. Mas celebramos a certeza de que estará sempre presente. A sua missão continua: Salvaguardar, preservar e divulgar o folclore como ‘A Cultura de um Povo’ . Uma quadra que nos une e identifica: Cada passo que na dança trocamos,
São contas que por ti rezamos. Descanse em paz, Sr. Rodrigo. O seu legado vive em cada dança, em cada canção, em cada memória”, pode ler-se.

Cidadão dedicado à causa pública, foi o primeiro presidente eleito da Junta de Barcelinhos (1976 a 1982), era sócio de mérito da Associação de Patinagem do Minho e diretor honorário dos Bombeiros de Barcelos.

O funeral está marcado para domingo, pelas 14:30, na Igreja da Misericórdia de Barcelos, indo depois a sepultar no cemitério de Barcelinhos (em cortejo motorizado).

O velório realiza-se a partir das 10:00 de amanhã, sábado, na Capela Mortuária da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Onde comer bacalhau na póvoa de lanhoso

Onde comer bacalhau na Póvoa de Lanhoso

Próximo Artigo
Vieira do minho dedica três dias ao melhor da agricultura local (e não vão faltar as chegas de bois)

Vieira do Minho dedica três dias ao melhor da agricultura local (e não vão faltar as chegas de bois)

Artigos Relacionados