Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos investe 331 mil euros para transformar largo em “salão de festas”

Obras públicas

em

Foto: Divulgação

O Largo D. José Novais, na cidade de Barcelos, vai ser requalificado e transformado num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, num investimento superior a 331 mil euros, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que as obras já arrancaram e estarão concluídas num prazo de seis meses.

A área de intervenção é de 2.070 metros quadrados, com uma “relação direta” com a Torre Medieval, monumento nacional classificado em 1926, a Biblioteca Municipal e o Posto de Turismo, havendo ainda uma continuidade espacial e urbana com a Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova e Avenida da Liberdade.

“A intervenção vai transformar o largo num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, assente numa perspetiva de valorização e dignificação enquanto espaço pedonal, sendo criadas duas plataformas de cota desniveladas, que organizarão o espaço”, sublinha o comunicado.

Serão também criadas duas zonas verdes, uma delas para a realização de eventos ao ar livre (tipo biblioteca de jardim), com bancos e bebedouro.

Outro objetivo é proporcionar melhores condições aos turistas e peregrinos nas visitas ao Posto de Turismo.

O pavimento de betuminoso será removido e o local será equipado com mobiliário urbano e iluminação “adequados”, pavimentado com lajedo de granito.

“Uma vez que o largo passará a ter uma forte componente pedonal, o acesso automóvel será condicionado”, acrescenta o município.

A intervenção insere-se na estratégica municipal de requalificação dos espaços urbanos e equipamentos públicos.

O investimento é comparticipado em mais de 265 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Populares