O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) formalizou hoje a aquisição de um edifício a 200 metros do seu ‘campus’ em Barcelos onde vai instalar uma residência estudantil com 62 camas, anunciou a academia.
Em comunicado, o IPCA refere que a residência estará disponível em setembro de 2023.
A aquisição do edifício, onde atualmente funciona a residência privada “In Barcelos Residence”, foi possível graças ao financiamento de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, tendo sido atribuídos dois milhões de euros.
A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes.
“Ao fim de 26 anos da entrada em funcionamento dos primeiros cursos, hoje é um dia histórico para esta instituição, que vê concretizado o sonho de disponibilizar alojamento estudantil à sua comunidade em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras”, sublinha o comunicado.
Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a residência “permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha da instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior”.