Hospital de Barcelos ganha equipamento de raio-x de “última geração”

Investimento de 200 mil euros
Foto: CM Barcelos

O Hospital de Barcelos tem, a partir de hoje, o “mais avançado equipamento de Radiologia Digital, um equipamento moderno de radiologia digital com ampola de teto”, anunciou hoje a autarquia.

Trata-se de um investimento total de cerca de 200 mil euros (+IVA) e que “corporiza o compromisso da ULSBE em oferecer cuidados de saúde mais seguros, eficientes e inovadores à população”.

“Hoje é um dia importante por vários motivos. Um deles é este novo espaço, com melhores condições para quem precisa vir. Outro dos motivos é que, apesar de manter a ambição e estarmos todos focados na construção do novo hospital, não deixamos de atender às melhorias que possam ser feitas para realizar um melhor serviço aos utentes”, frisou o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, na sua intervenção.

Para o presidente, “a relação que os Municípios (Barcelos e Esposende) têm mantido com o Conselho de Administração da ULS tem sido profícua”.

“Temos conseguido efetivamente dar passos significativos em vários domínios, principalmente no que diz respeito à possibilidade de muito em breve ter as autorizações para avançar para a elaboração do projeto do novo hospital”, explicou.

Foto: CM Barcelos

A nova sala de radiologia, localizada no Serviço de Urgência, está equipada com tecnologia “de última geração”, num espaço renovado e que reúne as “melhores condições” para utentes e profissionais.

“É um equipamento de última geração com inúmeras vantagens e que é muito sensível às doses, quer da pediatria, quer para doentes oncológicos, apaziguando as doses ao menor possível e com a melhor qualidade de imagem, conseguindo resultados excelentes”, afirmou Marco Rodrigues, responsável do Serviço de Radiologia.

Foto: ULSBE
Foto: ULSBE

Para o presidente do Conselho de Administração da ULS Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, “este novo equipamento de Raio-X vem começar a substituição do equipamento que estava aqui desde 1994, ou seja, há 30 anos”.

“Estamos a investir em tecnologia de forma a dar resposta às pessoas e que permitirá diagnósticos mais rápidos, eficientes e de alta qualidade”, acrescentou.

Em comunicado, a autarquia explica que o equipamento de radiologia digital com suspensão de ampola teto apresenta características técnicas avançadas, tais como, o ‘auto-tracking’, que permitirá a realização de exames mais rápidos, eficientes e com qualidade, sempre com a prioridade máxima a otimização da dose exposta ao utente, sem necessidade de reposicionamento, essencial em casos de exames complexos, como os de traumatologia.

Adicionalmente, o equipamento incluirá funcionalidades como a visualização automática da dose aplicada e programas de melhoria de imagem, reforçando os “padrões de qualidade e segurança”.

Para os profissionais de saúde, estes equipamentos de alta precisão e eficiência “otimizarão o fluxo de trabalho, contribuindo para diagnósticos mais eficazes e para a segurança dos utentes”.

Enquanto que, para os utentes, o novo sistema também traz benefícios, já que permitirá “menor dose de exposição ao utente, maior conforto e rapidez nos exames, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência no atendimento”.

A sessão de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, do presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, do diretor Executivo do SNS, António Gandra D’Almeida, e do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados