Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos: Festa das Cruzes começa na quinta-feira ‘ornamentada’ com tapetes de flores

Religião

em

Foto: CM Barcelos (arquivo)

Foi este domingo divulgado o programa religioso para a Festa das Cruzes de Barcelos, este ano novamente condicionada por causa da pandemia.

Numa publicação da Paróquia de Barcelos nas redes sociais, é possível conhecer-se o alinhamento das iniciativas permitidas e que decorrem segundo as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

A edição deste ano começa às 19:00 da próxima quinta-feira (29 de abril), com a inauguração do tapete de pétalas de flores.

Na sexta-feira, a partir das 18:00, é inaugurada a “Exposição do Arco”, assim como de toda a iluminação nas ruas da cidade.

No sábado, pelas 11:00, há concerto dos The Classic no templo do Senhor da Cruz. No domingo, pela mesma hora e no mesmo local, há concerto do Decateto de Metais da Banda de Oliveira,

Segunda-feira é dia de atuação do padre Sandro Vasconcelos, conhecido como “padre roqueiro”, no Largo da Porta Nova, a partir das 18:00. Antes, pelas 16:00, há uma missa exterior no templo Senhor da Cruz.

A habitual Procissão das Cruzes, ponto central da Festa das Cruzes, parte da Igreja Matriz com o andor do Senhor da Cruz e “algumas cruzes de prata representando as 89 paróquias do arciprestado”.

“Além disso, os moradores em Barcelos, organizados em grupos de vizinhos, vão dar um tom único ao trajecto da Procissão, entre a Igreja Matriz e o Largo da Porta Nova”, refere a publicação.

“Serão 14 as cruzes ornamentadas a evocar a Via Lucis, ou seja, os diversos passos da revelação de Jesus Ressuscitado aos apóstolos, dizendo-nos a cruz gloriosa, que as Festas celebram”, pode ler-se.

As cruzes ficam situadas nos seguintes locais

1. Largo Martins Lima e vizinhança;
2. Largo Senhor dos Aflitos e Rua Barjona de Freitas;
3. Rua Dr. Abel Varzim e vizinhança;
4. Praceta Dulce Montalvo e vizinhança;
5. Largo do Bonfim e vizinhança;
6. Rua Miguel Bombarda;
7. Rua Irmã S. Romão;
8. Rua de São Bento e Travessa de São Bento;
9. Campo 25 de Abril;
10. Edifício Fábrica da Barcelense;
11. Quinta do Aparício;
12. Rua Silva Vieira;
13. Rua Dr. José Machado;
14. Avenida João Paulo II.

Populares