Barcelos encaixa entre 22 a 67 milhões com a Festa das Cruzes

Romaria vai realizar-se pela primeira vez após ter sido classificada como Património Cultural Imaterial
Barcelos encaixa entre 22 a 67 milhões com a festa das cruzes
Festa das Cruzes. Foto: CM Barcelos

A Festa das Cruzes teve, em 2024, um impacto económico em Barcelos entre os 22 milhões e os 67 milhões de euros, segundo um estudo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

“Num ano em que as condições climatéricas nem sequer foram muito favoráveis, os números apurados impressionam pela sua enorme grandeza”, salientou o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, na apresentação da edição deste ano, que terá como destaques musicais The Gift, Calema, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel.

De acordo com o estudo, citado pelo autarca, “estima-se que, no período da festa, cada visitante tenha realizado uma despesa média de 61 euros”.

“Isto significa que o impacto económico direto na cidade de Barcelos tenha sido entre 22 milhões de euros e 67 milhões de euros. 22 milhões de euros, se for considerada a estimativa mais baixa – 364 mil visitantes; 67 milhões de euros, se for considerada a estimativa de mais de 1 milhão de visitantes”, sublinha Mário Constantino Lopes.

O autarca considera que “estes dados são muito reveladores, sobretudo tendo em conta que o investimento não ultrapassou os 700 mil euros”. Para este ano, adiantou, o investimento será ligeiramente inferior, devendo rondar os 650 mil euros. A perspetiva é de que a cidade receba até um milhão de visitantes durante os dias da romaria, que começa em 30 de abril e culmina em 04 de maio.

“Confirma-se assim, e agora sustentadamente, que a realização da Festa das Cruzes, além das vertentes religiosa, social, cultural e recreativa, é uma alavanca sazonal muito forte na economia local”, vinca o presidente da Câmara.

Outros dados do estudo do IPCA refere que a taxa de ocupação das unidades hoteleiras do concelho teve uma média de ocupação de 62% na época das Cruzes, contra uma média anual de ocupação de 39%.

Barcelos encaixa entre 22 a 67 milhões com a festa das cruzes
Barcelos encaixa entre 22 a 67 milhões com a Festa das Cruzes 16

No inquérito realizado, 86% dos gerentes do setor do alojamento responderam que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a realização do evento.

No setor do comércio, 50% dos inquiridos também disseram que a Festa das Cruzes é importante ou muito importante para o sucesso do seu negócio.

Por fim, 86% das pessoas inquiridas responderam estarem satisfeitas ou muito satisfeitas com a Festa das Cruzes e mais de 93% disseram ter intenção de voltar e de recomendar o destino Barcelos a familiares e amigos.

Património Cultural Imaterial

Como O MINHO noticiou, em janeiro deste ano, a Festa das Cruzes, com mais de 500 anos, foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

“Este ano será o primeiro em que vamos realizar a Festa das Cruzes, após ter sido materializada a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Esta distinção é muito relevante para a cidade e para o nosso Concelho, pois destaca a importância de que se reveste a nossa maior festa, enquanto reflexo da nossa identidade e da sua profundidade histórica e relação com a comunidade”, salientou Mário Constantino Lopes.

“Todavia, esta distinção traz-nos também responsabilidades acrescidas, nomeadamente na preservação e transmissão dos valores associados à Festa das Cruzes: religiosidade; tradição; cultura, animação; convívio; socialização”, concluiu o autarca.

Mini-Cruzes é “grande novidade”

Este ano, a Festa das Cruzes conta com uma “grande novidade”, as Mini-Cruzes, para os mais pequenos.

“Visa criar na festividade oferta destinada às crianças e ao público mais juvenil, que assim terá direito a dois momentos no palco Cruzes”, explicou a vereadora da Cultura, Elisa Braga.

Assim, no dia 01 de maio haverá um espetáculo de magia e no dia 04 um concerto da Nina Toc Toc.

Programa

Os The Gift atuam logo no dia de abertura, 30 de abril, véspera de feriado.

Fernando Daniel é o destaque no dia 01 de maio, enquanto Nininho Vaz Maia canta no dia 02, véspera do feriado municipal. A dupla Calema fecha os destaques musicais no dia 03.

Barcelos encaixa entre 22 a 67 milhões com a festa das cruzes
Imagens: CM Barcelos

Outro dos pontos altos da “primeira grande romaria do Minho” é a inauguração dos tapetes de pétalas flores naturais, que decorre no dia 30, às 17:30, na Igreja do Senhor da Cruz.

A Batalha das Flores realiza-se no dia 01, a partir das 15:00.

Já o maior destaque religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, tem início às 16:00 do dia 03, feriado municipal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Asae apreende 1. 720 embalagens de esteroides no norte para vender em ginásios

ASAE apreende 1.720 embalagens de esteroides no Norte para vender em ginásios

Próximo Artigo
"tempo das ilusões acabou" e ue tem de investir na defesa

"Tempo das ilusões acabou" e UE tem de investir na defesa

Artigos Relacionados