Barcelos é a quarta cidade do país com maior média de gelatarias por habitante, ficando apenas atrás das cidades turísticas de Portimão, Cascais e Funchal, concluiu esta segunda-feira a plataforma europeia de arrendamento turístico Holidoo.
Segundo aquele portal, a classificação foi elaborada com recurso à palavra-chave “gelataria” e à ferramenta Google Maps, recolhendo dados sobre as gelatarias nos países específicos tendo em conta a densidade, ou seja, o número de lojas por habitante. Padarias e pastelarias não foram incluídas.
Em comunicado enviado a O MINHO, a plataforma destaca Barcelos como uma “cidade pitoresca, repleta de história e charme”, que “reclama a sua posição como a quarta melhor cidade para gelados em Portugal”.
“Apesar da sua pequena dimensão, surpreende os entusiastas de gelados com as suas deliciosas ofertas. Desde os sabores tradicionais, como o creme de ovos e a avelã, aos favoritos locais, como a amêndoa e a cereja, os gelados de Barcelos refletem o carácter único desta magnífica cidade”, aconselha a Holidoo.
Sem indicar nomes de estabelecimentos, a plataforma salienta ainda que a gelataria mais cotada na internet está situada na Rua Direita, e que o sabor de “cereja” é a grande especialidade diferenciado para quem come gelados em Barcelos.
Em quinto lugar da lista ficou a cidade de Leiria.
A Holidoo foi fundada em 2014, na Alemanha, pelos irmãos Johannes e Michael Siebers. Emprega 500 pessoas e está sediada em Munique, com escritórios um pouco por toda a Europa.