Barcelos deixa crescer vegetação dos jardins para proteger as abelhas

“Barcelos Poliniza”
Barcelos deixa crescer vegetação dos jardins para proteger as abelhas
Foto: CM Barcelos

A Câmara de Barcelos vai deixar crescer vegetação espontânea em alguns canteiros de jardins municipais para proteger os polinizadores, como as abelhas, borboletas e outros insetos.

Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia explica que o projeto “Barcelos Poliniza” visa “promover a biodiversidade urbana e sensibilizar a população para a importância dos polinizadores na manutenção dos ecossistemas e da vida vegetal”.

Essenciais para a reprodução de cerca de 90% das espécies de plantas com flor, os polinizadores — como as abelhas, borboletas e outros insetos — enfrentam hoje múltiplas ameaças, desde o uso intensivo de pesticidas e práticas agrícolas inadequadas, até às alterações climáticas, doenças e proliferação de espécies invasoras, salienta a autarquia.

A degradação dos habitats naturais, nomeadamente através da urbanização desordenada e das alterações no uso dos solos, agrava ainda mais esta crise silenciosa, pode ler-se ainda no comunicado.

“Com o objetivo de inverter esta tendência e contribuir para um ambiente mais sustentável, a Câmara vai permitir o crescimento da vegetação espontânea em alguns canteiros de jardins municipais, devidamente sinalizados com placas informativas. Esta medida visa criar pequenos refúgios para os polinizadores, oferecendo-lhes alimento e condições favoráveis à sua presença”, refere o comunicado.

Os espaços identificados para esta intervenção incluem o Parque da Cidade, o Campo Camilo Castelo Branco e o Largo Dr. José Novais, todos localizados no centro urbano. Nestes locais, será suspenso o corte da vegetação em áreas específicas, onde estarão afixadas placas com mensagens de sensibilização como: “Barcelos a Polinizar – Vegetação por cortar, para as abelhas alimentar” e “Barcelos a Polinizar – Não cortamos a relva para alimentar os polinizadores.”

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Barcelos: pedro morreu a "escassos metros" de casa numa colisão de mota

Barcelos: Pedro morreu a "escassos metros" de casa numa colisão de mota

Próximo Artigo
Atenção, barcelos. Trânsito cortado na rua do 'top' de barcelinhos durante 3 dias

Atenção, Barcelos. Trânsito cortado na rua do 'top' de Barcelinhos durante 3 dias

Artigos Relacionados