Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Barcelos

Cruz Vermelha de Macieira de Rates tem novo parque de ambulâncias

em

O Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates já tem novo parque de ambulâncias, inaugurado esta quinta-feira de tarde nesta freguesia do concelho de Barcelos, que servirá ainda para lavagem, em melhores condições, das suas 16 viaturas.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Segundo disse Laurinda Novais, subdiretora daquele dinâmico núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa “as anteriores instalações não ofereciam condições de espaço, nem permitiam respeitar a legislação ambiental durante a lavagem das viaturas” que servem a população.

Para além do mais, a garagem anterior era arrendada e pagavam-se 3.500 euros por ano, a título de rendas mensais, o que sobrecarregava o centro humanitário daquela instituição.

Estiveram presentes na inauguração os responsáveis da Cruz Vermelha de Guimarães, de Aldreu e de Campo (Barcelos), associações da freguesia e a vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Maria Armandina Saleiro, vereadora com pelouro da Ação Social.

Inaugurado parque infantil

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Foi igualmente inaugurado um parque infantil no centro social da Cruz Vermelha de Macieira de Rates, cerimónia a que presidiu a vice-presidente para a Ação Social da Cruz Vermelha, Maria Irene Veloso, dada a impossibilidade do presidente, Francisco George.

O Centro Social da Cruz Vermelha de Macieira Rates completou precisamente esta quinta-feira sete anos que abriu as suas portas a parte dos idosos, como centro de dia, dispondo agora de bastantes utentes, mais concretamente 25 no seu Centro do Dia, 35 no Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas, 50 no jardim de infância, 42 na creche, mais 56 no ATL.

Houve também lugar à assinatura de um protocolo de colaboração com a Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) Sul da Franqueira, visando a realização de cursos de socorrismo infantil para as crianças do 4.º Ano das escolas abrangidas pela referida comissão social.

Várias parcerias da CVP

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Sérgio Vilas Boas, presidente da Associação Ambiental Viver Macieira, uma das que se encontram protocoladas com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), explicou a O MINHO que “a nossa parceria com o Centro Humanitário de Macieira de Rates estende-se às áreas ambiental e solidária, fazendo recolha de bens e divulgando as atividades da instituição através dos nossos colóquios”.

“A nossa associação tem cariz ambiental e fazemos recolha de lixo que é deixado a céu aberto na freguesia, isto no âmbito do programa Macieira Limpa, tendo ainda o Macieira Solidária, onde angariámos donativos e bens alimentares para os mais carenciados”, disse Sérgio Vilas Boas, acrescentando que “recentemente enviámos dois camiões com bens alimentares e agrícolas para Tondela, por causa dos incêndios florestais”.

EM FOCO

Populares