O presidente da Câmara de Barcelos anunciou alguns investimentos previstos para os próximos anos no concelho, durante o seu discurso do Dia da Cidade, realizado ontem
Mário Constantino Lopes revelou que na área da educação, “perspetivam-se grandes realizações, nomeadamente a requalificação e ampliação da Escola Secundária de Barcelinhos, com financiamento já assegurado pelo PRR”.
Além desta obra, refere o autarca, prevê-se “que a médio prazo sejam feitas intervenções na Escola Gonçalo Nunes, Escola Vale D’Este, em Viatodos, e na Escola Vale do Tamel, em Lijó”.
“Entretanto, estão a decorrer obras de adaptação de edifícios para novas creches, na Várzea e em Fonte Coberta, e há candidaturas para a criação de mais duas creches em Arcozelo e Macieira”, assegura.
Segundo Mário Constantino Lopes, o mesmo vai suceder nos equipamentos da área da saúde, lembrando o edil que “a Câmara Municipal já garantiu financiamento de fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, no valor global de cerca de 9 milhões de euros, os quais vão permitir a requalificação de cinco Centros de Saúde e a construção de uma nova unidade, um novo Centro de Cuidados de Saúde”.
Trabalho feito
Afirmando que sonha e quer “construir um concelho mais coeso, integrador, mais desenvolvido e com mais oportunidades para todos os barcelenses”, reiterou que esse tem sido o “foco” do seu executivo.
Elencando algum do trabalho já efetuado, o autarca sublinhou a melhoria das acessibilidades, destacando o Programa Novos Caminhos que já financiou em mais de 10 milhões de euros a pavimentação de vias em terra batida. Destacou também a obra que está no terreno – Fecho da Circular Urbana, Nó de Santa Eugénia/Gamil -, um investimento 9 milhões de euros, empreitada que se prevê ficar concluída daqui a um ano
Ainda no setor da mobilidade, o edil salientou o reforço dos transportes públicos TUBA “que só na área urbana passaram de 173 mil passageiros em 2020, para quase meio milhão, em 2023”.
Outros dos aspetos que Constantino fez questão de salientar é o trabalho de combate à exclusão e os apoios sociais que o Município tem vindo a prestar às pessoas com mais vulnerabilidade sócio económica, dando o exemplo do apoio ao pagamento à renda de casa que só em junho ajudou 289 agregados familiares e em 2023 concedeu apoios no montante de mais de meio milhão de euros.
A terminar, o Presidente da Câmara destacou o trabalho realizado na Cultura, referindo concretamente à ascensão da “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira” à categoria de património nacional, e o destaque do itinerário entre o Largo do Tanque em Barcelinhos e o Largo do Bem Feito em Barcelos, que faz parte do Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, que também mereceu o reconhecimento de “elevado valor patrimonial”.
No que respeita ao Ambiente, Mário Constantino Lopes assegurou estar “a cumprir o compromisso de devolver o rio aos barcelenses, aludindo às obras que estão em curso: a ecovia na margem esquerda do Cávado e os Passadiços na margem direita, equipamentos que vão permitir uma melhor fruição do rio.
O autarca adiantou ainda que já está em processo de adjudicação a elaboração dos projetos de execução dos Parques Fluviais das frentes ribeirinhas urbanas, equipamentos essenciais para potenciar e melhorar a relação das pessoas com a natureza.