A Casa de Santa Maria, cuja construção data do século XVIII, vai ser reabilitada para alojar 43 estudantes, através de um financiamento de 1.404.165,00 euros proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência, com o contrato-programa que formaliza esses fundos a ser assinado esta quinta-feira, na Academia de Ciências de Lisboa.
O projeto está a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), que pretende preservar a vertente histórica do edificado, e está inserido no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.
Os novos quartos vão servir estudantes do ensino superior carenciados e deslocados.
Nuno Reis, provedor da SCMB, citado em comunicado, considera que, ao nível do desenvolvimento estratégico-operacional da instituição, se trata de “uma excelente notícia, desde logo pela reabilitação da Casa de Santa Maria, um edifício situado no centro histórico de Barcelos, junto à Torre de Menagem”.
Destaca, ainda, que “este alojamento pode trazer mais pessoas a viver no centro da cidade, o que é de realçar nos tempos que correm”, numa altura em que o preço das casas e das rendas as tende a afastar para a periferia.
Nuno Reis considera ainda que este projeto, além de salvaguardar património antigo, “vai permitir à Santa Casa poder cumprir mais uma das Obras de Misericórdia, dando pou- sada aos que hoje são também Peregrinos”.