Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos aprova concurso público para recuperar escola da Pousa

Obras públicas

em

Foto: Divulgação

A Câmara de Barcelos aprovou hoje a abertura do concurso público para a requalificacão da Escola Básica/Jardim de Infância da Pousa.

O concurso público para a requalificação e ampliação das instalações da EB1/JI da Pousa tem o valor base de 1,3 milhões de euros, integralmente assumido pelo orçamento municipal.

A intervenção incidirá sobre o edifício “Plano dos Centenários”, com a requalificação do edificado e a ampliação necessária à organização dos espaços educativos, ressalvou.

A requalificação da Escola da Pousa é uma reivindicação antiga da comunidade escolar, que já realizou vários protestos nesse sentido.

Requalificação da escola de Pousa, em Barcelos, prevê desativação do edifício com amianto

As queixas são de falta de condições dos edifícios, que estão degradados, e da existência de amianto num deles.

Os pais e encarregados de educação exigem obras há cerca de 15 anos.

Recentemente, quando o governo anunciou o programa para a retirada de amianto das escolas, que abrange 578 estabelecimentos de ensino, os pais e encarregados de educação da Pousa criticaram o facto de aquele estabelecimento de ensino não constar da lista.

A Câmara esclareceu a O MINHO que o projeto de requalificação da EB1 / JI da Pousa prevê a desativação do edifício que tem aquele material cancerígeno.

Ou seja, a EB1/JI de Pousa é constituída por dois edifícios, ambos degradados, um com mais de 50 anos, do plano dos centenários, que será requalificado e ampliado, e outro com cerca de 40, que tem a cobertura de amianto e deixará de ser utilizado.

A Câmara de Barcelos também aprovou hoje a abertura do concurso público da “Recuperação e remodelação da Casa Conde de Vilas Boas”, com o valor de 2,6 milhões.

No total, a autarquia lançou concursos públicos no valor de cerca de 4 milhões de euros.

Notícia atualizada às 20h54 com mais informação.

Populares