Seguir o O MINHO

Barcelos

Barcelos anuncia sistema de partilha de 500 bicicletas na cidade

Concelho vai acolher 17.º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”

em

Projeto de ciclovia em Barcelos

Barcelos vai acolher, entre 15 e 17 de abril, o 17.º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, este ano sob o tema “A era da infraestrutura”, iniciativa que se propõe debater a mobilidade ativa. A iniciativa foi apresentada, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, adiantando que Barcelos foi escolhida por ser “uma referência” na área da mobilidade e dando conta de projetos que serão implementados na cidade.

O autarca adiantou que, brevemente, será lançado um concurso para a operação da rede de transportes públicos urbanos, bem como para um sistema de partilha de 500 bicicletas em toda a cidade. “Estas são duas vertentes que vão integrar um novo sistema de mobilidade transversal e intermodal, capaz de trazer uma nova vida e uma nova vivência da cidade”, refere a câmara.

Costa Gomes sublinhou que Barcelos está a operar uma mudança de paradigma na mobilidade da cidade que começou em 2018 com a criação do BarcelosBus, duas linhas de transporte público urbano com elevada frequência, ligando pontos de interface nas entradas da cidade, e cruzando-se em pleno centro, no campo da feira que se revelam um sucesso.

Em 2019 o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave lançou o UBike e a cidade preparou um projeto de execução para criar uma rede ciclável urbana segura, que leve as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia.

No entanto, o autarca referiu que o concurso público para a rede de ciclovias, com cerca de 7 quilómetros, não teve nenhum candidato, tendo sido reorçamentado no valor de 2,8 milhões de euros.

A rede de ciclovias circulares que irá abranger todos os quadrantes da cidade, pensadas já em harmonia com projetos de remodelação do espaço pedonal da cidade. Este projeto inclui diversos abrigos de apoio ao longo da rede e a criação de uma estação especial junto ao IPCA para a conversão do público estudantil a esta modalidade de mobilidade, e a instalação de passadeiras inteligentes ao longo da rede.

O Congresso “A Bicicleta e a Cidade” é organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e pela sua congénere espanhola ConBici, em parceria com o Município de Barcelos, sendo um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável e realiza-se, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.

As inscrições estão abertas para o público em geral em https://congressoiberico.fpcub.pt , sendo que para apresentações devem ser feitas até 28 de fevereiro, com notificação da sua aceitação em 15 de março. Os presidentes de Junta têm inscrição gratuita.

Miguel Costa Gomes salientou que “é um orgulho e uma honra” para Barcelos receber este evento e espera que a evolução da pandemia permita a sua realização.

Populares