Seguir o O MINHO

Cávado

Barcelense foi eleita MVP do Europeu de sub-16 de basquete

em

A barcelense Ana Ramos, eleita a melhor jogadora do Europeu de basquetebol feminino de sub-16, que decorreu em Matosinhos, íntegra o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor e sonha ser profissional nos Estados Unidos ou em Espanha.

Aos 16 anos, a vida de Ana Ramos é tudo menos o trivial quotidiano de uma adolescente, repartindo-se entre Macieira de Rates, em Barcelos, onde reside, a Póvoa de Varzim, onde é atleta do Clube Desportivo da Póvoa (CDP), o CAR e a Escola Amélia Rey Colaço, na Cruz Quebrada, onde completou o 11º ano.

Apanhada de surpresa pela escolha para melhor jogadora da Divisão A do Europeu, Ana Ramos assumiu à Lusa a incredulidade pela distinção.

“Ainda não estou em mim, acho que é fabuloso”, confessando-se “surpreendida” pelo prémio que lhe foi parar às mãos, já quem “nem no ‘cinco’ ideal” – no qual também figurou ao lado de Beatriz Jordão – a minhota “contava estar”.

Atleta de sub-16 e sub-19 do CDP, chegou por acaso ao basquetebol, na sequência da ” falta de equipa feminina no pólo aquático”, no então Clube Naval Povoense, que defendeu até aos nove anos, revelou Ana Ramos.

E o sucesso foi uma questão de meses. “Apesar de ser ainda mini, meses depois já estava a jogar pelas iniciadas e nunca mais parei de jogar no escalão acima”, contou a base da seleção portuguesa, vice-campeã da Europa.

E esse percurso fê-la integrar, em setembro de 2014, o CAR do Jamor, passando então a viver num ritmo alucinante, que começa ao domingo à noite, com a viagem de comboio até Lisboa, “aproveitando o tempo para estudar”.

Já a rotina no CAR divide-se entre “as aulas, os treinos, em alguns dias complementado com ginásio e depois jantar antes de estudar mais um pouco”, explicando que em função disso não tem a “liberdade” que muitas raparigas da sua idade têm para se divertir.

 

“Tenho de aproveitar todo o tempo livre para estudar, porque o resto é para treinar e jogar”, frisou.

O regresso ao norte acontecia à sexta-feira, com chegada ao Porto pela 19:00 e mais uma corrida até à Povoa de Varzim, onde o treino se iniciava às 19:45, para, só depois, poder finalmente juntar-se à família antes de enfrentar, por vezes, dois jogos no fim de semana.

Tal como no basquetebol, também na escola Ana Ramos está um ano adiantada e a meta, em termos académicos, é o curso de Ciências da Nutrição.

Se as férias para os demais alunos começaram em junho ou julho, o estágio da seleção e o Europeu retirou-lhe parte desse período, só hoje iniciando a pausa – cerca de três semanas antes do regresso às aulas.

Tendo como referências no basquetebol feminino português Mary Andrade [de quem recebeu no domingo a distinção de melhor jogadora] e Sofia Ramalho, Ana Ramos sonha ser profissional e gostava de jogar Espanha ou nos Estados Unidos.

Apontada como a líder da seleção, a atleta reconheceu o seu papel como base de “mandar nas tropas” e o facto de provir da equipa nacional de sub-18 provocou “uma mudança”, mas “com o desenrolar da prova estivemos cada vez mais unidas e crescemos como equipa”, salientou.

E depois de dar os “parabéns à federação” pelo trabalho feito na promoção do Europeu que resultou numa adesão massiva do público, Ana Ramos olha já para o Mundial de sub-17 com otimismo.

“Como portugueses que somos, nunca antes tínhamos estado num Mundial e, por isso, devemos ir sem pressão nenhuma, com o objetivo de fazer o melhor, estar descontraídas e fazer o que mais gostamos, que é estar lá”, concluiu.

Anúncio

Barcelos

Jipe transporta Nossa Senhora por freguesias de Barcelos

Mês de Maria

em

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

A imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu, esta noite de sábado, ruas de freguesias de Barcelos, numa manifestação de fé promovida por populares.

Vídeo: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Da mesma organização que levou a cruz pascal pelas freguesias de Lijó, Galegos Santa Maria e Galegos São Martinho, as viaturas voltaram a percorrer as ruas daquelas três freguesias em jeito de encerramento do Mês de Maria, celebrado ao longo do mês de maio.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Recorde-se que este sábado foram celebradas as primeiras missas com a presença de fiéis, após mais de dois meses do encerramento das igrejas, face à pandemia de covid-19.

Continuar a ler

Barcelos

Homem de 53 anos detido por tráfico de droga em Barcelos

PSP

em

Foto: DR

Um homem de 53 anos foi detido por tráfico de droga, na quinta-feira, em Barcelos.

A detenção ocorreu pelas 22:30 na Rua de Santo António, no centro da cidade, quando os agentes “se
encontravam em missão de serviço de prevenção à criminalidade”, refere a PSP.

O suspeito tinha em sua posse cocaína suficiente para 25 doses e heroína suficiente para 3 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi informado que irá ser notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Famalicão.

Continuar a ler

Barcelos

Balcão Único e Biblioteca de Barcelos reabrem na segunda-feira

Desconfinamento

em

Balcão Único de Barcelos. Foto: Divulgação / CM Barcelos

A Câmara de Barcelos vai reabrir gradualmente os equipamentos e serviços municipais a partir de segunda-feira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município informa que, na próxima segunda-feira, abrem ao público o Balcão Único, a Biblioteca Municipal, a Casa da Azenha, a Casa da Juventude, o Posto de Turismo, a Torre Medieval e o Arquivo Histórico.

Já o Museu de Olaria e a Galeria Municipal de Arte abrem apenas na terça-feira, dado que às segundas-feiras estão fechados.

A Câmara salienta que o “acesso a estes locais far-se-á mediante condições sanitárias específicas, nomeadamente de ocupação, permanência e distanciamento físico”.

“São exigidas, também, medidas de proteção individual, como a obrigação do uso de máscara de proteção facial dentro dos referidos espaços, inclusive naqueles que possuem área descoberta, assim como a desinfeção das mãos à entrada, sendo disponibilizado desinfetante para o efeito”, acrescenta.

Relativamente ao Balcão Único, a Câmara realça que, “dada a grande afluência de público, deve ser ponderada a deslocação a este serviço” e privilegiado o contacto telefónico (253 809 600) ou o e-mail [email protected]

O Parque da Cidade, Pavilhão Municipal, Piscinas Municipais e Teatro Gil Vicente continuarão encerrados.

Continuar a ler

Populares