Seguir o O MINHO

Ave

Bandstand Blues Band: 7 concertos, em 7 coretos, em 12 horas.

em

São Torcato recebeu, de manhã, a primeira atuação da digressão que percorreu os coretos do concelho e terminou à noite, no centro da cidade. Em pouco mais de doze horas, realizaram-se sete espetáculos.

 

A vimaranense Bandstand Blues Band, projeto musical composto por uma dezena de músicos, realizou no sábado, 25 de julho, entre as 10:00 e as 24:00 horas, uma digressão por sete coretos do concelho de Guimarães onde decorreram sete espetáculos durante um só dia.

O evento cultural, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e Associação Convívio, destacou-se pela originalidade e pela participação do público.

Coreto em Briteiros Guimaraes

A “Tourné Mundial pelos Coretos”, como se denominou a iniciativa, principiou em São Torcato (10:00 horas) e continuou, pouco depois, na freguesia de Gondomar (11:30 horas). De tarde, o repertório de “blues” foi retomado no coreto de Pevidém (14:30 horas), seguindo-se atuações em Souto São Salvador (16:00 horas), Briteiros Santa Leocádia (17:30 horas) e vila das Taipas (19 horas). O périplo musical terminou à noite, no centro da cidade, no Coreto da Alameda de São Dâmaso (22:00 horas).

Foi justamente neste local que a Bandstand Blues Band (Banda de Blues ao Coreto) iniciou a sua atividade em agosto de 2014, no âmbito da iniciativa “Associações ao Coreto”, adotando o seu nome em homenagem ao coreto enquanto elemento de enorme importância da cultura vimaranense, sobretudo musical.

A 3Bs, como se tornou igualmente conhecida, é a banda de blues da Escola de Jazz do Convívio, sendo composta por músicos de várias gerações e com intervenções musicais de origem muito diversa, que têm em comum o gosto pelo Blues e Rhythm’n Blues.

Além da saxofonista Ana Leite Faria, que atuou como convidada, a banda é constituída pelos seguintes membros: Carla Castro (voz), César Machado (harmónica de blues, baixo e voz), Cristiano Martins (acórdão e piano), Gilberto Neto (harmónica de blues e voz), Hugo Marinho (bateria), Miguel Magalhães (piano e guitarra), Quim Pastel (voz, guitarra, baixo e harmónica de blues), Rui Melo (voz), Tiago Lemos (guitarra) e Zecas (baixo e direção musical).

Populares