Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Bandeira Azul simbólica foi hasteada no navio Gil Eannes, em Viana

Bandeira que certifica a qualidade

em

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou a bandeira azul simbólica a bordo do navio Gil Eannes e entregou as oito bandeiras que vão agora ser hasteadas nas praias do concelho que foram galardoadas.

As praias que receberam o galardão foram: Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Este ano, o município conquistou uma nova bandeira de Praia Acessível para a Praia do Cabedelo (acesso à praia acessível junto à entrada do paredão. Assim, Viana conta agora com três praias acessíveis: Amorosa, Carreço e Praia do Cabedelo. Nas três praias acessíveis, estão disponíveis canadianas anfíbias aos utentes que delas necessitem, para além da habitual cadeira anfíbia.

Na cerimónia, o autarca referiu que o projeto em torno da época balnear envolve muitas pessoas e diversas entidades, realçando o papel da Capitania de Viana do Castelo. José Maria Costa assegurou que a prioridade é a segurança dos utentes das praias de Viana do Castelo, frisando também a preocupação com a limpeza, com a qualidade das infraestruturas, passando pela animação das praias e educação ambiental, sempre em parceria com as juntas de Freguesia e destacando a “grande equipa de nadadores salvadores”.

No concelho fica ainda instalado um dos três Centros Azuis atribuídos à região norte do país, no Centro de Mar, a bordo do navio Gil Eannes.

As 11 praias vigiadas do concelho vianense hasteiam ainda a bandeira da ColorAdd – Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por códigos, para auxiliar os cidadãos daltónicos.

Populares