Seguir o O MINHO

Barcelos

Banda de Barcelos na final do Festival Termómetro disputada no próximo sábado

Gator, The Alligator são um quarteto

em

Os portugueses Gator, The Alligator e Maro, os espanhóis Músculo! e Kings of the Beach e os belgas Jaguar Jaguar disputam no sábado, em Lisboa, a final do Festival Termómetro.

A final do concurso criado em 1994 decorre no sábado à noite no Cinema São Jorge e terá B Fachada como convidado especial.

Os cinco finalistas da 24.ª edição do Termómetro, que chegou pela primeira vez aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, foram escolhidos em nove eliminatórias, que decorreram noutras tantas cidades portuguesas (São Miguel, Porto, Cascais, Viseu, Lisboa, Aveiro, Funchal, Évora e Faro).

Outra das novidades este ano foi a reabertura da participação a bandas de toda a Europa. Aos 22 artistas portugueses em competição, juntaram-se duas bandas espanholas, uma belga, uma alemã e uma britânica.

Os Gator, The Alligator são um quarteto (Eduardo da Floresta na guitarra, Ricardo Tomé no baixo, Filipe Ferreira na bateria e Tiago Martins na voz e guitarra) de Barcelos, que apresentou na eliminatória de Lisboa o álbum de estreia, “Life is Boring”.

Maro (Mariana Secca) é uma jovem lisboeta que editou no ano passado o álbum de estreia, sem título, dividido em três partes, que foi disponibilizando nas plataformas digitais. O álbum está organizado de forma cronológica e resume tudo aquilo que Maro compôs desde os primeiros temas da infância até 2017, ano em que terminou os estudos na escola de música de Berklee, nos Estados Unidos.

Os espanhóis Músculo! (Álvaro Blanco, Raúl Santiago, Javier Buela e Nicolás Nieto) formaram-se em 2012 em Valga, na Galiza, “com a intenção de misturar instrumentos analógicos com elementos eletrónicos e sempre à procura de novas texturas e estilos”.

Os Kings of the Beach, também da Galiza, mas de Vigo, caracterizam o seu som como “selvagem, rápido e ‘praieiro’, como ‘un sopapo en la cara’”. Formados em 2013, os Kings of the Beach são: Adrián Rodríguez (guitarra, voz), Yago Guirado (baixo, voz) e Samuel Otero (bateria).

A história dos belgas Jaguar Jaguar começa “durante uma viagem de duas semanas a uma casa perto do oceano em Empuria, Espanha”. “Tendo o sol do sul como fonte de inspiração, começaram a escrever canções que resultaram em faixas melódicas e cativantes que se adequam ao seu gosto pela diversão pura; vocais cativantes impulsionados por uma seção rítmica baseada em ‘groove’, unidos por sintetizadores sonhadores e sons de guitarra”, de acordo com a organização do concurso.

O vencedor da 24.ª edição do Festival Termómetro terá atuações asseguradas nos festivais NOS Alive (que decorre de 11 a 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés, concelho de Oeiras) e Bons Sons (que irá acontecer em agosto na aldeia de Cem Soldos, Tomar), vai gravar um ‘videoclip’ e terá acesso a 20 horas de gravação em estúdio.

O júri é constituído pelos promotores Álvaro Covões, Luís Montez e João Carvalho, pelo diretor do Bons Sons, Luís Sousa Ferreira, pelo jornalista Nuno Galopim, pelo radialista Henrique Amaro e pelos músicos Hélio Morais, Samuel Úria, Joaquim Albergaria, Ana Bacalhau, Pedro de Tróia, Pedro Mafama, João Vieira, Jorge Romão, José Pedro Leitão, David Santos e Alex D’alva Teixeira.

Desde 1994 participaram no Festival Termómetro mais de 500 bandas e artistas, entre os quais Ornatos Violeta, B Fachada, Capicua, DJ Ride, Mazgani, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Whales, Salto e Tatanka.

Em 2018, os vencedores foram os lisboetas quartoquarto.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Barcelos

Incêndio de grandes proporções em Barcelos – Imagens

Fogo deflagrou em Tamel Santa Leocádia

em

Incêndio que deflagrou cerca das 13:30, em Tamel Santa Leocádia, Barcelos, está a ser combatido por mais de cem bombeiros, apoiados por dezenas de meios terrestres e quatro meios aéreos.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

 

 

 

Continuar a ler

Barcelos

Incêndios: 102 bombeiros e quatro meios aéreos a combater chamas em Barcelos – atualização

Fogo deflagrou cerca das 13:30

em

Foto: O MINHO

O incêndio que deflagrou hoje à tarde numa zona de mato no concelho de Barcelos está a ser combatido por 102 bombeiros e quatro meios aéreos, segundo informação na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Incêndio de grandes proporções em Barcelos – Imagens

 

Às 15:30 fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga adiantou à Lusa que o incêndio tinha três frentes ativas, não estando próximo de habitações.

Foto: Facebook de Bruno Leiras

A mesma fonte indicou ainda que no combate às chamas estavam operacionais das corporações de bombeiros da zona oeste do distrito de Braga, da Força Especial de Bombeiro e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, apoiados por 25 veículos e quatro meios aéreos.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), este incêndio em mato teve início às 13:26.

A ANPC registava às 16:42 um total de 20 incêndios rurais, que mobilizavam um total de 287 operacionais, 82 viaturas e sete meios aéreos.

Dos 20 fogos, sete estavam ativos e os restantes em resolução e em conclusão.

Continuar a ler

Barcelos

Dulce Pontes, Agir, Blaya, Tito Paris e Toy na Festa das Cruzes em Barcelos

Câmara anunciou descontos na CP no comboio regional e inter-regional

em

Foto: DR

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu esta sexta-feira a conhecer os principais destaques da Festa das Cruzes 2019, na cerimónia de apresentação que decorreu no Jardim das Barrocas.

A primeira grande romaria do Minho, que decorre entre 25 de abril e 06 de maio, apresenta Dulce Pontes, Agir e Blaya como cabeças de cartaz, mas nomes como Tito Paris, Toy, Daniel Pereira Cristo e Rão Kyao também passarão pela Frente Ribeirinha, que este ano é o palco principal.

Miguel Costa Gomes referiu, na sua intervenção, que a Festa das Cruzes é “uma festa de Barcelos, para Barcelos e para o mundo, onde o religioso e o profano se mesclam de forma harmoniosa”, dando particular destaque aos feriados 1 e 3 de maio que são os pontos altos.

O Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano vão tentar “trazer para dentro da igreja um pouco da festividade que existe no exterior”.

Uma das grandes novidades desta edição é o regresso do Fogo Preso (dia 02 de maio), espetáculo pirotécnico que se junta ao fogo de artifício do dia 25 de Abril, ao Fogo da Ponte (27), ao Espetáculo Piromusical (30) e ao Fogo do Rio (3 de maio).

Este ano, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que todos aqueles que quiserem visitar Barcelos, nos dias 01 e 03 de maio, têm um desconto de 30% no comboio regional e inter-regional.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares