Bancos centrais mundiais vão agir em conjunto para proteger mercado

Covid-19
Bancos centrais mundiais vão agir em conjunto para proteger mercado
Foto: DR

Os principais bancos centrais mundiais vão agir concertadamente com vista a aumentar o aprovisionamento dos mercados financeiros em ativos líquidos, face ao impacto da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), anunciou o Banco Central Europeu.

Segundo a instituição sedeada em Frankfurt, na Alemanha, a operação visa assegurar uma disponibilidade suficiente, em dólares americanos, nos mercados e abrange a Reserva Federal dos Estados Unidos, o Banco Central Europeu e os bancos centrais de Japão, Reino Unido, Canadá e Suíça.

Em concreto, os bancos centrais chegaram a acordo para suavizar as condições com que trocam divisas entre si, com o objetivo de garantir um aprovisionamento suficiente dos mercados e, afinal, do sistema económico mundial.

O acordo representa uma rede de segurança mundial muito importante, amplamente utilizada durante a crise financeira de 2008.

No caso do Banco Central Europeu, trata-se de assegurar que os bancos europeus e, consequentemente, as empresas europeias, possam ter a quantidade de dólares suficiente no momento em que a economia europeia for gravemente atingida pelo impacto da propagação da Covid-19.

A Europa é agora o novo epicentro da epidemia, primeiro detetada na China, em dezembro.

O novo coronavírus já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda os 164 mil, com registo de casos em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, onde há 245 casos de infeção confirmados, mais 76 do que os registados no sábado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Covid-19: barcelos também bateu palmas e cantou o hino

Covid-19: Barcelos também bateu palmas e cantou o hino

Próximo Artigo
Centros comerciais não vão poder ter mais de quatro pessoas por 100 metros quadrados

Centros comerciais não vão poder ter mais de quatro pessoas por 100 metros quadrados

Artigos Relacionados