O Banco de Portugal vai lançar, no dia 03 de março, uma moeda de coleção com o valor facial de 7,50 euros, assinalando os 900 anos do foral de Ponte de Lima, foi hoje anunciado.
A moeda será distribuída ao público através das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, tendo curso legal apenas em Portugal. Segundo a Câmara de Ponte de Lima, uma versão em acabamento normal estará disponível na Loja Online da Casa da Moeda.
No anverso, a peça apresenta ao centro a reprodução do selo de D. Teresa, condessa de Portucale, acompanhada à esquerda pelo indicativo do Caminho de Santiago de Compostela e à direita pelo escudo nacional. Na orla inferior, constam as legendas “2025”, “Portugal” e o valor facial, enquanto na parte esquerda inferior se encontram os nomes dos autores e, à direita, a inscrição “Casa da Moeda”.
O reverso exibe ao centro a figura de D. Teresa, baseada numa iluminura da época, com a ponte romana e medieval de Ponte de Lima em segundo plano. Na orla inferior, surge a legenda “900 anos do foral de Ponte de Lima”.
A moeda, cuja emissão está limitada a 30 000 exemplares com acabamento normal, foi aprovada pela Portaria n.º 25/2025/1, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 23, de 03 de fevereiro.
Ponte de Lima comemora, a 04 de março deste ano, os 900 anos da concessão do foral pela rainha D. Teresa, o que faz da vila limiana uma das mais antigas do país.