Os baloiços panorâmicos do Mezio (Arcos de Valdevez), 440 (Fafe) e Oural (Vila Verde) estão entre os melhores do país, segundo um ‘ranking’ da Holidu, motor de pesquisa para casas de férias, hoje revelado.
Na lista liderada pelo Baloiço do Trevim, localizado no ponto mais alto da Serra da Lousã, surge logo em segundo lugar o Baloiço do Mezio, numa das portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Com uma pontuação de 8,59 (em dez), é descrito que tem 4,7 estrelas no Google. “Este magnífico baloiço é um ponto de passagem obrigatória da Serra do Soajo e do Parque Nacional Peneda-Gerês, considerado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. Aqui espera-lhe uma majestosa vista de 360°, perfeita para um nascer ou pôr de sol”, refere o comunicado enviado a O MINHO.
Em sexto lugar, com uma pontuação de 7,20, surge o Baloiço 440, em Fafe. A publicação salienta que tem mais de 160 comentários no Google e uma classificação de 4,6 estrelas, sendo “um dos mais emblemáticos baloiços panorâmicos”.
“Localizado em Fafe, este baloiço é dedicado aos apaixonados, porque é ‘O amor que nos une’, esta é a frase gravada no banco que tantos casais fotografam para mostrar o seu amor. De que está à espera para pegar na sua cara-metade e ir tirar umas fotografias aqui?”, desafia a Holidu.
Em sétimo, encontra-se o Baloiço do Oural, em Vila Verde, com um ‘score’ de 7,03 e com mais de 320 ‘hashtags’ no Instagram. “Aqui vai encontrar melhor vista sobre Vila Verde e Braga que pode existir. Situado no topo do Oural, o baloiço encontra-se a 700 metros de altura e permite uma vista panorâmica sobre o concelho de Vila Verde e da serra do Gerês até ao Oceano Atlântico. Sem dúvida uma das melhores vistas da nossa classificação”, refere o ‘ranking’.
Os restantes baloiços do ‘top ten’ são o Baloiço da Boneca, Penafiel (3.º lugar), Baloiço da Ladeira, Nazaré (4.º), Baloiço da Pedreira, Cela (5.º), Baloiço Maria Gomes, Anadia (6.º), Baloiço do Rio, Oliveira de Frades (9.º) e Baloiço Terra e Mar, Oliveira de Frades (10.º).
Metodologia
A Holidu explica que, para esta classificação, foram utilizados os dados do website “Baloiços de Portugal”.
O ranking foi elaborado através de Google reviews, classificação e número de comentários e número de hastags no Instagram.
Para analisar o número de hastags, foi utilizado o nome do baloiço, resultando da soma “baloico” e “baloiço” mais o nome do mesmo.
Depois de todos os dados serem analisados, os valores foram normalizados resultando numa classificação final de zero a dez, onde o baloiço com número final mais elevado é o vencedor.