Uma baleia deu à costa, na praia de Ofir, em Esposende, na manhã desta quarta-feira.
A Polícia Marítima foi alertada pelo ISN (Instituto de Socorros a Náufragos) de Esposende que, entretanto, contactou o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM).
“Os biólogos estão a caminho do local e depois a baleia será retirada pelos serviços municipais”, explicou a O MINHO o capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.
Qual a espécie de baleia e os motivos do seu arrojamento “só os biólogos” do CRAM poderão, após análise, explicar.
Segundo o comandante, no entanto, “não tem sido comum” o arrojamento de baleias, sendo mais frequente “aparecerem golfinhos”.
Recorde-se que a zona costeira do Minho – ou seja Esposende, Viana do Castelo e Caminha – está sob aviso amarelo até às 18:00 de amanhã devido à agitação marítima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ondas de sudoeste podem atingir 4 a 5 metros na costa ocidental, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir da tarde de hoje.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.