O Bairro das Andorinhas, em Braga, vai voltar um apoio de 100 euros por cada bebé ali nascido em 2025.
As inscrições já estão abertas.
O apoio destina-se a bebés nascidos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2025, cujos agregados familiares tenham residência fiscal no bairro há pelo menos um ano antes da data de nascimento.
O valor será concedido numa prestação única, em forma de cheque bebé, ajudando as famílias a cobrir despesas essenciais nos primeiros meses de vida da criança.
“Queremos incentivar o crescimento da nossa comunidade e apoiar os moradores do Bairro das Andorinhas no início de uma nova etapa das suas vidas. Sabemos que os primeiros meses de um bebé trazem muitos desafios, e este apoio, apesar de simbólico, é um gesto concreto de proximidade e solidariedade”, explica João Ricardo Silva, coordenador do projeto ‘Viva às Andorinhas’, citado em comunicado enviado a O MINHO.
O apoio será atribuído a um dos progenitores (casados ou em união de facto), ao progenitor com guarda do bebé ou a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, o bebé esteja confiado e com quem resida.
Para beneficiar deste apoio, os interessados devem preencher um formulário disponível na sede da Associação de Moradores, de segunda a sábado, entre as 20:00 e as 22:00.
Esta iniciativa faz parte da terceira edição do projeto ‘Viva às Andorinhas’, financiado pela Bragahabit com o apoio do Município de Braga, e decorrerá até ao final de dezembro de 2025.