Bailarina Carolina Costa a caminho do Canadá

Prodigiosa bailariana bracarense de 12 anos
Foto: Divulgação

Depois de uma grande participação na final do Dance World Cup 2019, onde conquistou oito medalhas de ouro e um de prata, a prodigiosa bailarina bracarense Carolina Costa, aluna do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, está novamente de partida, desta vez para um dos concursos mais importantes que se realizam no Canadá, na América do Norte.

Esta quarta-feira, 07 de agosto, a reconhecida bailarina, de apenas 12 anos, parte para Vancouver, onde irá participar no “Global Dance Challenge” (GDC), que este ano se realiza de 08 a 14 de Agosto, e que incorpora a excelência do Ballet em todas as suas expressões da dança e apresenta a concurso os melhores talentos mundiais durante os sete dias da competição.

“É para mim uma grande responsabilidade ter sido selecionada para participar nesta competição tão especial. Poder partilhar o palco alguns dos melhores bailarinos do mundo, será com certeza uma experiência que não vou esquecer! Basta ver os vencedores das anteriores edições para perceber a qualidade da mesma. Participam vários concorrentes asiáticos (China e Coreia do Sul) que são conhecidos pela sua qualidade. O facto de poder conjugar um concurso com uma vertente cultural é também uma mais valia desta competição” refere a bailarina bracarense, citada num comunicado enviado a O MINHO.

Foto: Divulgação

Aberto a participantes de todas as nacionalidades com idades compreendidas entre os seis e os 22 anos, o GDC proporciona além da competição em si a oportunidade de ter coaching profissional, master classes, experiência em palco com bailarinos profissionais e um vasto programa cultural que tem como principal objetivo cultivar a excelência artistica bem como inspirar os participantes a serem cidadãos conscientes no mundo global.

Segundo explica fonte da bailarina, Portugal estará representado por quatro estudantes do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez que vão apresentar coreografias a solo de Ballet Clássico e Contemporâneo, bem como Duetos Contemporâneo e Pas de Deux Clássico. Além de Carolina Costa fazem parte da comitiva Portuguesa António Casalinho, Margarita Fernandes e Margarida Gonçalves.

Com o alto patrocínio do Primeiro Ministro do Canadá, do Parlamento e do Ministério da Cultura Canadeense este evento, dada a sua importância, foi proclamado pelas autoridades como “Global Dance Challenge Week” do país.

De acordo com a Diretora do Concurso o Global Dance Challenge é uma oportunidade única para que bailarinos de todo o mundo, que são criteriosamente selecionados por audição, possam beneficiar além da competição em si, de workshops diários, experiência em palco com bailarinos profissionais e um vasto programa cultural. Estarão presentes como jurados e professores convidados vários diretores das melhores escolas de ballet do mundo bem como de várias companhias profissionais.

Sobre Carolina Costa

Carolina Costa tem 11 anos. Foto: DR

Carolina Costa nasceu em Braga em outubro de 2006, com apenas três anos iniciou o seu percurso na dança. Aos oito anos integrou a Ent’artes – Escola de Dança de Braga, tendo já participado em vários saraus, eventos e espetáculos. Em Junho de 2018 muda-se para o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria.

Prémios em Concursos e Festivais

Foto: Imagens TVI

Medalhas de Ouro – 32
Medalhas de Prata – 16
Medalhas de Bronze – 13

Vencedora do Prémio Jovens Talentos de Braga, na Gala realizada em Setembro de 2017 no Theatro Circo.

Em 2016 iniciou a participação em competições, tendo sido sempre premiada ou medalhada nos vários concursos onde participou, nomeadamente:

Leiria Dance Competition, Leiria, Março de 2016: Medalha de Bonze, categoria solista contemporâneo

Norte Festival Dança, Porto, Abril de 2016: Medalha de Prata, categoria grupo livre

Dance World Cup semi finals, Figueira da Foz, Fevereiro de 2017: Medalha de bronze, categoria de quarteto clássico / Medalha de prata, categoria grupo de contemporâneo

Norte Festival Dança, Porto, 22 e 23 de Abril de 2017: Medalha de Prata, categoria de trio clássico / Medalha de Bronze, categoria de trio clássico / Medalha de Prata, categoria de dueto clássico / Prémio especial: World All Dance International Orlando, 2017 apurada pelo terceiro lugar obtido no Festival Leiria Dance Competition, Figueira da Foz, 29, 30 de Abril e 1 de maio de 2017: Medalha de Bronze, categoria de solista clássico / Medalha de Ouro, categoria de solista contemporâneo / /Medalha de Ouro, categoria Trio Clássico “Pas de Trois do Quebra Nozes” / Medalha de Prata, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Medalha de Ouro, categoria grupo contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria grupo contemporâneo “Schindler’s List” / Prémio especial melhor solista contemporâneo (divisão A)

Concurso Internacional de Bailado, Porto, 19, 20 e 21 de Maio de 2017: Medalha de Ouro, categoria grupo de contemporâneo “Alma Mater” / Medalha de Prata, categoria solista contemporâneo / Medalha de Bronze, categoria trio de clássico “Pas de Trois Quebra-Nozes” / Medalha de Bronze, categoria grupo clássico “Papaguenos” / Prémio especial melhor solista eleita pelo público (Prémio Ballet Rosa)

Dance World Cup, Offenburg, Alemanha, 23 de Junho a 1 Julho de 2017: Medalha de Bronze, categoria grupo de contemporâneo “Alma Mater” YAGP (Youth America Grand Prix) Semi-Final Europeia, Paris, 8 a 12 de Novembro 2017 – Top 12 na categoria Pré-Competitivo como solista em contemporâneo, 3º lugar em Pas de Deux – Harlequinade.

Tanzolym 2018 – Final, Berlim, 16 a 19 de Fevereiro de 2018 – 2º Lugar em Pas de Deux Clássico – Harlequinade Dançarte Algarve International Dance Compettition – Faro, Abril 2018 – Medalha de Bronze em Dueto Clássico “Dueto para Handell” com Diana Faria.

Concurso Sonhos nos Pés, Braga, Abril 2018 – 2º Lugar com a coreografia Neoclássica “Luna Llena” em dueto com João Pedro Freitas.

Concurso Internacional de Bailado, Porto, 11, 12 e 13 de Maio 2018: Medalha de Ouro, categoria de Dueto Clássico “Dueto para Handell” / Medalha de Bronze, categoria de PAs de Deux “Pas de Deux Harlequinade” / Medalha de Bronze, categoria de Grupo Clássico “PAs de Quatre Swan Lake”

Dance World Cup, Barcelona, Espanha, 22 a 30 de Junho de 2018: Medalha de Ouro, Coreografia “Amanhecer” em Children Ballet Group Any Style / Medalha de Ouro, Coreografia “Mosquito Tweeter” em Senior Large Group Modern / Medalha de Prata, Coreografia “Suite do Corsário” em Junior Small Group Ballet / Medalha de Ouro, Coreografia “Vozes da Primavera” em Junior Large Group Classical Ballet / Medalha de Ouro, Coreografia “Seguidillas de Don Quixote” em Senior Large Group Classical

Ballet Youth America Grand Prix – Semi-final, Paris, 11 a 14 de Novembro de 2018 – Medalha de Ouro em Ensemble – Coreografia “Fairy Doll”, sendo que as restantes 3 coreografias de grupo apresentadas ficaram no TOP 12 e foram apuradas para a final que se realiza em Nova Iorque em Abril de 2019.

Youth America Grand Prix – Semi-Final, Barcelona, 6 a 9 de Dezembro de 2018 – 2º Lugar em Pas de Deux Clássico com Francisco Gomes – “Flames of Paris” / Medalha de Ouro nas 4 coreografias de grupo apresentadas e consequente apuramento para a final que se realiza em Nova Iorque em Abril de 2019.

Ballet Beyond Borders – Final, Missoula – EUA, 9 a 12 de Janeiro de 2019 – Medalha de Ouro em Solo Clássico “Variação Odalisca” / Medalha de Ouro em Solo Contemporâneo “All is full of Love” / Medalha de Ouro em Pas de Deux Clássico com Francisco Gomes .

“Flames of Paris”.
Dance World Cup – Semi-final, Figueira da Foz, 1 a 5 de Março de 2019 – Medalha de Ouro em Solo de Ballet Livre “Cupido” / Medalha de Prata em Solo Contemporâneo “100Eyes” / Medalha de Ouro em Trio Children de Jazz “De-lovely, De-licious, De-lightful” / Medalha de Ouro em Quarteto Children Ballet “Amigas Esmeralda” / Medalha de Prata em Grupo Children Ballet “Amigos Copelia” / Medalha de Ouro em Pas de Deux “Flames of Paris” / Medalha de Prata em Quarteto Júnior Ballet “Dança Espanhola Lago dos Cisnes” / Medalha de Ouro em Grupo Júnior Ballet “Fairy Doll” / Medalha de Bronze em Grupo Júnior Ballet “Suite La Bayadere” / Medalha de Bronze em Grupo Júnior Dança Nacional “Dança Russa” Medalha de Ouro em Grupo Júnior Moderno “Um Rapaz Apaixonado” Medalha de Ouro em Grupo Sénior “Suite de D. Quixote”.

Youth America Grand Prix – Final, Nova Iorque, 12 a 19 de Abril de 2019 – Top 6 em Pas de Deux Clássico com Francisco Gomes – “Flames of Paris” / Medalha de Prata com a coreografia de grupo “Rythm of the Mountains”.

Foto: Luís Vieira / Divulgação

Dance World Cup – Final, Braga, 28 de Junho a 6 de Julho de 2019 – Coreografia “Cupido” em Children Solo Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Flames of Paris” em Júnior Duet Ballet Any Stile – Medalha de Ouro / Coreografia “Dança Espanhola do Lago dos Cisnes” em Júnior Quartet Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Amigas de Esmeralda” – Children Quartet Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Amigas de Copélia” em Children Large Group Classical Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Suite D. Quixote” em Sénior Large Group Classical Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Fairy Doll” em Junior Large Group Classical Ballet – Medalha de Ouro / Coreografia “Rythm of the Mountains” em Junior Large Group National and Folklore – Medalha de Ouro / Coreografia “Suite La Bayadere” em Junior Large Group Classical Ballet – Medalha de Prata

Votos de Louvor

Como reconhecimento das conquistas alcançadas durante a sua ainda curta carreira como bailarina, foram-lhe atribuídos os seguintes votos de louvor/saudação:

Voto de Louvor Nº 586/XIII da Assembleia da República, apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP e aprovado por unanimidade a 6 de Julho de 2018.

Voto de Saudação Nº 595/XIII
da Assembleia da República, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD e aprovado por unanimidade a 12 de Julho de 2018.

Voto de Louvor Nº 710/XIII/4ª da Assembleia da República, apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP e aprovado por unanimidade a 25 de Janeiro de 2019.

Voto de Louvor da Câmara Municipal de Braga, aprovado por unanimidade a 20 de Novembro de 2017 pela participação na meia final europeia do YAGP.

Voto de Louvor da Câmara Municipal de Braga aprovado por unanimidade a 8 de Março de 2018 pela participação na Final do Tanzolymp.

Bolsas de Estudo e Cursos de Verão

Nos últimos dois anos foi também admitida por audição e com bolsa de estudo nas seguintes escolas de ballet:

Royal Ballet School, Londres – Intensive Summer School, verão de 2016 e 2017
École de la Ópera National de Paris – Summer School em julho 2017
Bolshoi Ballet Academy, Connecticut – Summer Intensive Course no verão de 2017
American Ballet Theater (ABT), Nova Iorque – Summer School no verão de 2017
Conservatório Privado de Portugal – Academia Annarella Sanchez – Curso de verão 2017
Companhia Instável – Campo de Férias 2017
Bolshoi Ballet Academy, Connecticut – Summer Intensive Course no verão de 2018 (3 Semanas)
Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez – Curso de verão 2018 (4 semanas)
Ballet Heritage Summer Academy São Petersburgo – Curso de verão 2018 (3 semanas)
Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez – Curso de verão 2019 (4 semanas)

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Saiba onde vai ficar a Mercadona em Braga

Próximo Artigo

Paróquia em Viana recusa padre nomeado pela Diocese: "O povo não vai aceitar"

Artigos Relacionados
x