Este fim de semana os restaurantes de Vizela preparam um menu especial. O Bacalhau à Zé do Pipo, também nomeado localmente como Bacalhau de Vizela, bem como o vinho verde e o típico doce local Bolinhol, são destaque neste evento realizado pela Câmara e pelo Turismo do Porto e Norte.
Segundo a autarquia, são “muitos os restaurantes no concelho de Vizela que têm presente nos seus menus estas iguarias, sendo que em www.vizela.pt/bacalhau poderá ser consultada a listagem completa dos aderentes ao prato identificativo da gastronomia vizelense”.
A autarquia pretende que “os visitantes possam desfrutar de refeições que são autênticas experiências da gastronomia local, potenciando ao mesmo tempo, dinâmicas que permitam a consolidação da imagem e identidade do concelho de Vizela enquanto destino turístico”.
A autarquia salienta ainda que se trata da promoção do “triângulo” gastronómico do concelho: bacalhau, vinho verde e bolinhol.
Sobre o prato de bacalhau, a autarquia explica que o “Bacalhau à Zé do Pipo é representativo da história gastronómica de Vizela”.
“Criado em 1940 no Porto, chegou depois a Vizela quando Carlos Alberto Cabral (2º Conde de Vizela, que concebeu a Casa e o Parque de Serralves) e Delfim Ferreira (2º proprietário da Casa de Serralves) recrutaram para Vizela um cozinheiro, para confecionar este prato”, pode ler-se no ‘site’ do município.
Segundo a mesma fonte, trata-se de “um prato consensual e agregador de elementos gustativos que resultam da junção de ingredientes fundamentais da cozinha tradicional portuguesa como sendo o próprio bacalhau, acompanhado pelo puré de batata, a cebola, o alho, o azeite e o pimento, entre outros”.
Em relação ao Bolinhol de Vizela, a Câmara lembra que foi “recentemente eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, um doce único em Portugal e um ícone da gastronomia e da cultura vizelense, legado de várias gerações”.