Seguir o O MINHO

Região

Avisos laranja por agitação marítima em Braga e Viana

IPMA

em

Foto: DR / Arquivo

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão desde as 13:49 deste domingo sob aviso laranja e os de Lisboa e Leiria sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


De acordo com os avisos laranja emitidos pelo IPMA, em vigor até às 18:00 de hoje, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga as ondas de noroeste terão cinco a sete metros, podendo chegar a dez metros de altura máxima.

O nível de alerta nestes distritos baixa para aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, a partir das 18:00 de hoje, mantendo-se assim até às 06:00 da manhã de quarta-feira devido às ondas de noroeste com quatro a cinco metros que ainda se registarão.

No distrito de Lisboa, o aviso amarelo devido a ondas de noroeste com quatro a cinco metros vigora até às 21:00 de hoje e volta a estar ativo entre as 12:00 de segunda-feira e as 06:00 de quarta-feira, enquanto no distrito de Leiria se mantém ininterruptamente até às 06:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos por agitação marítima entre as 00:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira para os distritos de Faro, Setúbal e Beja.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Anúncio

Cávado

Não faltou nada na feira em Apúlia para ajudar o Serginho

Solidariedade

em

Foto: Juntos pelo Serginho

Bolos, roupa, calçado, frutas, vegetais, livros e outros artigos foram oferecidos para uma feira que se realizou este domingo em Apúlia, Esposende, para angariar fundos para a família do Serginho, criança que ficou com 90% de incapacidade depois de ter sido atropelado em junho de 2019.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Fonte Boa cedeu a tenda para que se pudesse realizar a feira, enquanto que a comunidade (entre os quais agricultores, empresários e pasteleiros) se mobilizou para ofertar vários itens para vender.

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

A título de exemplo da mobilização, só uma esposendense, Renata Ferreira, confeccionou 26 bolos graças a oferta de anónimos e do Supermercado Vila Chã. Mas as ofertas vieram ainda de outros pontos da região, como da Aguçadoura (Póvoa de Varzim) e de Barcelos.

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Compareceram dezenas de pessoas ao longo da tarde na feirinha contribuindo assim para uma ajuda aos pais da criança, que atravessam dificuldades financeiras desde que ocorreu o acidente, uma vez que a mãe teve de deixar de trabalhar para cuidar a tempo inteiro do pequeno Sérgio.

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Ao longo do último mês, têm sido várias as ofertas por esta causa, desde camisolas dos principais clubes portugueses para leiloar nas redes sociais, oferta de cheques, donativos e até prestação de serviços de construção civil de forma gratuita para ajudar a obras necessárias para adaptar a casa à falta de mobilidade de Serginho.

Foto do grupo “Juntos pelo Serginho”

Está ainda aberta uma conta solidária, devidamente autorizada pelo Ministério da Administração Interna, onde pode deixar o seu donativo: NIB PT 50 0007 0000 0050 0021 2272 3

Continuar a ler

Região

Cascatas de Melgaço e do Gerês entre as mais belas de Portugal

Cascatas

em

Fotos: Wikicomons

O portal Sapo Viagens escolheu as cascatas mais belas de Portugal, incluíndo duas na zona do Gerês, concelho de Terras de Bouro, e uma em Castro Laboreiro, Melgaço.

Na freguesia de Vilar da Veiga, zona do Gerês, as cascatas em destaque são as de Fecha de Barjas, mais conhecida como Tahiti, e as cascatas do Arado, ambas bastante procuradas por banhistas.

Cascata Fercha de Barjas, Gerês

Cascata do Arado, Gerês

Já em Melgaço, na zona de Castro Laboreiro, uma mais desconhecida do grande público – cascata de Laboreiro, também figura na lista.

Cascata do Laboreiro, Melgaço

Lista das cascatas mais belas de Portugal

Casctata da Faia d’Água Alta, Mogadouro

Cascatas do Rio Poio, Alvão

Cascatas de Fisgas do Ermelo, Mondim de Basto

Cascata Fercha de Barjas, Gerês

Cascata do Poço de Bacalhau, Açores

Cascata do Pego do Inferno, Tavira

Cascata do Laboreiro, Melgaço

Cascata do Arado, Gerês

Cascata de Pitões das Júnias, Montalegre

Cascata da Ribeira Grande, Açores

Cascata da Cabreia, Sever do Vouga

Continuar a ler

Braga

Polícia Municipal bloqueia entradas na praia de Adaúfe. Condutores revoltados

Estado de Alerta

em

Foto: Carlos Dobreira

A Polícia Municipal de Braga bloqueou a entrada na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, ao início da tarde deste domingo, causando alguma revolta nos condutores que para lá se dirigiam, confirmou O MINHO junto de Nuno Ribeiro, coordenador daquela autoridade.

Depois de no dia anterior a polícia ter levado a cabo ações de sensibilização junto de pessoas que se aglomeravam e consumiam álcool fora dos espaços permitidos, hoje decidiram adotar uma medida preventiva após perceberem que a lotação máxima de banhistas estava a ser excedida, segundo as normas em vigor durante o corrente Estado de Alerta.

Banhistas aglomerados consomem álcool na praia de Adaúfe em Braga. Polícia teve de intervir

“Como medida preventiva, decidimos colocar uma equipa da PM em prevenção durante toda a tarde naquele espaço e bloqueamos a entrada com uma viatura-reboque para impedir que mais automobilistas acedessem à praia”, explicou.

“Alguns condutores ficaram revoltados mas têm de compreender que estamos a fazer cumprir as regras”, sublinhou, acrescentando que “não houve identificações nem multas”.

Os agentes voltaram a realizar ações de sensibilização junto dos banhistas que hoje estavam “mais bem comportados”, não existindo situações de consumo de álcool fora do bar nem grandes aglomerados, apesar da praia estar lotada.

Praias fluviais de Braga e Fafe atingem lotação máxima logo ao início da manhã

Recorde-se que, desde as 10:00 horas desta manhã de domingo, a aplicação Info Praia dava Adaúfe como já tendo atingido a lotação máxima de banhistas, conforme previamente assinalado em decreto-lei pelo Conselho de Ministros.

Continuar a ler

Populares