Seguir o O MINHO

Alto Minho

Aviso laranja devido a vento, chuva e agitação marítima

em

Foto: DR/Arquivo

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave, entre domingo e segunda-feira. Segundo boletim do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão previstos rajadas de vento, chuva forte e agitação marítima.


O IPMA alerta para precipitação entre a manhã de domingo até a madrugada seguinte, para além de vento forte de sudoeste com rajadas até 70 km/h, aumentando gradualmente até 110 km/h, sendo até 120 km/h nas terras altas.

O alerta laranja também foi emitido para a agitação marítima. O IPMA prevê ondas de sudoeste com cinco a seis metros, podendo chegar a 10 metros de altura maxima, passando a ondas de noroeste.

Anúncio

Alto Minho

Deputados do PSD do Alto Minho exigem conclusão de ligações transfronteiriças

Política

em

Foto: Divulgação / CM Cerveira

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viana do Castelo vão exigir ao Governo a conclusão de obras de ligação fronteiriça, reclamadas “há muito pela região”, pela “extrema importância para a competitividade do território”, foi hoje revelado.

Em comunicado enviado às redações, os deputados Jorge Mendes, Eduardo Teixeira e Emília Cerqueira apontam a beneficiação da estrada que liga o Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena, em Ourense, na Galiza, em Espanha, e a conclusão da Autoestrada 28 (A28) entre Vila Nova de Cerveira e a Autoestrada 3 (A3) em Valença, na fronteira com a cidade galega de Tui, como sendo de “extrema importância”.

Contactada pela Lusa, fonte do partido adiantou hoje que “os três deputados eleitos pela região vão aproveitar a discussão do Orçamento do Estado para 2021, na próxima semana, para exigir a conclusão daquelas vias”.

Na segunda-feira, os três deputados visitaram as vias em causa, nos concelhos de Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, e hoje insistem com a sua “extrema importância para a mobilidade e para competitividade dos territórios e das empresas do Alto Minho”.

“Esta questão já tinha sido levada ao parlamento pelos deputados de forma a que ficasse como uma das conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, realizado em setembro. Recentemente, na cimeira ibérica a questão não foi abordada, uma decisão dos governos socialistas de Lisboa e Madrid”, refere a nota.

Os deputados lembram que, recentemente, os presidentes das Câmaras de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, ambos do PSD, pediram ao Governo para incluir a ligação do IC28 à Madalena no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal “como obra prioritária”.

Reclamada “há mais de uma década” aquela via permitirá “alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região”.

Também na segunda-feira, após uma reunião de trabalho com os três deputados do PSD, o autarca independente de Vila Nova de Cerveira sublinhou “a urgência do prolongamento da A28 até Valença, como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na Estrada Nacional (EN) 13”.

A autoestrada A28 liga o Porto a Caminha, passando por Viana do Castelo.

O troço da A28 entre a capital do Alto Minho e a freguesia de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, foi inaugurado em 2005 pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

Tem uma extensão de 25 quilómetros e custou cerca de 160 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes (PSD), citado na nota, a região “precisa de vias de comunicação que facilitem a mobilidade e o desenvolvimento económico da região”.

Continuar a ler

Alto Minho

Melgaço: Escola recorda “sorriso” e “garra” de ex-aluno que morreu em explosão

em

O jovem de 22 anos que, na tarde desta segunda-feira, faleceu na sequência de uma explosão de um forno de combustão numa fábrica de borracha, em Melgaço, estudou na ETAP – Escola Profissional, em Vila Praia de Âncora, Caminha. Numa nota partilhada na sua página de Facebook, a instituição recorda o ex-aluno, José Mário Costa, formado no curso de Cozinha/Pastelaria e que “partiu, hoje, de forma inesperada”.

“Recordaremos sempre o José Mário porque foi um dos alunos que nos marcou. O seu sorriso, a sua garra, a responsabilidade com que encarou os três anos de curso, os estágios e a realização da sua PAP”, refere a ETAP.

Morreu um dos feridos da explosão em fábrica de borracha em Melgaço

“Deixa muitos amigos, mas deixa também o seu exemplo enquanto aluno excelente e ser humano de muitos valores e respeito. A Direção da ETAP apresenta as suas condolências à família e amigos do Zé Mário, nesta hora de grande dor para todos”, acrescenta a nota.

Além da vítima mortal, a explosão na fábrica de Melgaço deixou uma mulher de 29 anos em estado grave.
Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicou que a mulher, que “não corre risco de vida, foi transportada ao hospital de São João, no Porto”.

O alerta foi dado cerca das 15:08, tendo sido deslocadas para o local duas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma estacionada em Melgaço e outra em Valença, a Viatura de Emergência Médica (VMER) do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo e uma unidade móvel de intervenção em psicologia de emergência.

De acordo com o CDOS, a explosão foi comunicada à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) de Viana do Castelo.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, disse que a Aflex Portugal-Indústria de Borrachas, instalada na zona industrial de Penso emprega cerca de 100 trabalhadores e “é a maior produtora de tubos de borracha para indústria automóvel do distrito de Viana do Castelo”.

Continuar a ler

Alto Minho

Mulher gravemente ferida em despiste na EN202 em Ponte de Lima

Acidente

em

Uma mulher de 39 anos ficou gravemente ferida após o carro em que seguia se despistar e capotar, na noite desta segunda-feira, na Estrada Nacional 202, freguesia de Santa Comba, em Ponte de Lima, apurou O MINHO junto de fontes dos bombeiros e do CDOS de Viana do Castelo.

A viatura ligeira despistou-se numa zona de curva, em circunstâncias por apurar.

A vítima foi transportada para o Hospital de Viana do Castelo.

O alerta foi dado pelas 22:10.

Os Bombeiros de Ponte de Lima prestaram socorro com dois operacionais e uma vitura.

A GNR tomou contada ocorrência.

Continuar a ler

Populares